Fachini Veículos se prepara para nova fase

data 21 de maio de 2024
autor

Crédito: Marcelo Luis

Caminhando rumo aos 22 anos de história, a pioneira do ramo de veículos, Deni Fachini, juntamente com o sócio Odilon, iniciaram a preparação do filho caçula para se tornar o sucessor da Fachini Veículos. Ele já vem sendo treinado há anos, assim como o filho mais velho já foi encaminhado.

Manter-se em um mercado tão dinâmico quanto o de veículos há mais de duas décadas já denota uma incrível capacidade de se moldar e redefinir rotas ao longo do caminho. E para a empresária Deni Fachini, isso nunca foi problema. Para além dos conhecimentos técnico e administrativo necessários para gerir um negócio, ela ama aprender e ensinar. Conta com orgulho que formou inúmeros profissionais na Fachini Veículos e agora vem trabalhando com afinco em um plano de sucessão que deve colocar o filho caçula Murillo Fachini no comando da loja.

A responsabilidade é grande, já que Deni construiu um verdadeiro legado e é sinônimo de sucesso em um universo onde até hoje a presença feminina não costuma ser vista com bons olhos. Ela foi simplesmente a pioneira no ramo de veículos em toda Santa Catarina e admite que enfrentou e ainda enfrenta preconceito devido ao machismo arraigado em nossa sociedade. “A vida me ensinou que com jeito e, às vezes, até se impondo a mulher está conquistado aos poucos este mercado, o que foi fundamental para conquistar esse resultado”., argumenta.

O objetivo é deixar que caminhem com suas próprias pernas. Murillo, por sua vez, pretende usar o grande carisma e competência para manter o legado dos pais, prezando sempre pela qualidade e manutenção da confiabilidade entre os clientes que a Fachini Veículos conquistou ao longo dos anos.

Em meio a inúmeros concorrentes que foram se estabelecendo na cidade, muitos dos quais ex-consultores de venda da própria Fachini que se sentiram seguros para caminhar com as próprias pernas, a empresa tem como diferencial oferecer uma consultoria especializada para quem deseja comprar ou trocar de carro. “Muitas vezes a pessoa chega com uma ideia pré-estabelecida que nem sempre atende às suas reais necessidades. Cabe a nós oferecer as melhores condições e um bom negócio. Fazemos o cliente acreditar que pode mais sem fugir das suas condições”, detalha. Internamente, a Fachini Veículos possui um manual detalhando como o trabalho deve funcionar e um planejamento completo elaborado pela metódica e organizadíssima Deni.

Em resumo, o plantio foi feito com zelo e respeito ao cliente e agora é o momento de injetar um novo gás no negócio. Com dez anos de experiência no mercado de veículos, Murillo se sente preparado para enfrentar os desafios. A Fachini tem o zelo de achar os melhores seminovos e também o melhor negócio no zero quilômetro. Nossos clientes têm o hábito de confiar a nós a escolha do produto, nos dando um pequeno prazo para entregamos o pedido desejado com qualidade e procedência, seja parcelando ou com preço à vista. “Criei uma marca respeitada, um legado, e agora é trabalhar para manter isso”, reflete. Nossa especialidade são pessoas e nossa preocupação é dar um apoio no momento da nova aquisição. Isso se estende ao zero quilômetro, praticando o melhor preço à vista; e oferecendo a melhor avaliação quando se trata de troca. Esse é o nosso diferencial: cuidar e humanizar a Fachini.

“O mercado de veículos é muito exigente e dinâmico, por isso nunca paramos de estudar”.

“Hoje o perfil do comprador mudou muito graças à internet. Os clientes de porta estão sumindo e podemos dizer que 90% das vendas inicia de forma remota. Em muitos casos o contato pessoal com o vendedor ocorre somente no momento da entrega do carro”, comenta Murillo que, assim como o restante da equipe, está sempre buscando cursos e treinamentos com o intuito de se adaptar às novas realidades. Uma coisa, no entanto, não mudou: a forma de atender o cliente e a preocupação com o pós venda. “A plataforma onde anunciamos e vendemos nosso produto está diferente, mas esse foco na humanização do atendimento será mantido. É o que nos diferencia e faz com que muitos clientes permaneçam conosco ao longo desses anos todos. Construímos uma relação de confiança que não tem preço”, completa a empresária.

A ideia, porém, é que Murillo, quando concluído o processo de sucessão, imprima a sua marca na Fachini. Deni é taxativa ao afirmar que ensina as bases de como trabalhar, mas dá total liberdade para que os filhos construam suas próprias histórias. Guilherme, o primogênito, já fez isso e abriu há cerca de dois anos a própria loja de automóveis. Um caminho um pouco diferente do trilhado por Murillo, já que o seu negócio funciona de maneira independente, com gestão totalmente separada da Fachini Veículos dos patriarcas. Aliás, Deni aproveita para frisar outro ponto importante: apesar de utilizar a mesma marca, ela possui uma única loja, que inclusive faz história no mesmo endereço desde que abriu suas portas.

O lema de Deni é: “se fizéssemos tudo o que somos capazes de fazer, ficaríamos literalmente assombrados” (Thomas Édson).

Uma história construída com humildade e amor pelo que faz
Oriunda de uma família numerosa e humilde, Deni começou a trabalhar cedo para sobreviver e viu nas vendas uma profissão que a satisfazia. “Nasci vendedora. Adoro minha profissão”, salienta. A trajetória começou no ramo de consórcios, mas não demorou muito para que ela se encantasse pelo universo automobilístico. Trabalhou alguns anos em revendas até que, ao lado de Odilon, casou interesses amorosos e profissionais: enquanto ela já entendia tudo sobre a venda de carros, ele tinha uma oficina mecânica. Então decidiram se aventurar empreendendo.

A empresa oferece serviço personalizado, conta com uma oficina terceirizada exclusiva e garante todo o suporte para os proprietários de veículos não só na hora da venda. Essa expertise é fundamental, mas há outro ponto importantíssimo: “precisamos conhecer bem o universo dos negócios, mas entender de seres humanos é fundamental”. Com essa frase, a empresária esclarece que o sucesso da Fachini Veículos se deve, é claro, aos bons produtos e honestidade, mas mais ainda pela capacidade de atender bem o cliente e entregar um produto que se adeque não só financeiramente, mas ao estilo de vida e anseios de cada um.

Para ela, comunicação é a chave para todo o sucesso. Especialmente nos dias de hoje. Por isso, procura atender cada um que entra na loja sem pressa. “Gosto de dizer que não somos um comércio, mas uma consultoria de negócios. Ao longo desses anos investimos em personalização para o atendimento e isso tem ajudado a fidelizar muitos clientes”, resume. Atuando como uma espécie de intermediários, Deni e equipe buscam estar sempre atualizados às novas tecnologias e modelos a fim de apresentar o que existe de melhor naquele momento, como carros que estão em alta e qual a perda financeira que cada modelo irá sofrer.

“O mercado de veículos é muito exigente, por isso nunca paramos de estudar. E é esse esforço em entregar sempre o melhor que fideliza nossos clientes”, reitera. Prova disso é que não são raros os casos de pessoas que voltaram para trocar de carro com eles e de famílias que já atendem a terceira geração. Deni afirma que há clientes em sua carteira que já adquiriram 15/16 veículos, provando que o trabalho correto, feito com credibilidade e honestidade, rende frutos e verdadeiras amizades. “Temos fotos de alguns clientes no colo dos pais e atuais, adquirindo o próprio carro. É incrível acompanhar esse desenvolvimento e participar da realização dos seus sonhos”, conta, emocionada.

“Muitos filhos não querem seguir o caminho dos pais. Para nós, Odilon e eu, é gratificante saber que os nossos estão fazendo isso com maestria”.

Desafios passados e projetos futuros
Com 22 anos de história, a Fachini Veículos atravessou momentos de crise política e econômica, além de uma pandemia. Sendo assim, dizer que foi fácil alcançar esse patamar seria mentira. Mas hoje Deni se sente realizada, especialmente com o fato de ver que os filhos seguiram os passos da família e darão sequência aos projetos da Fachini.

Com o processo de sucessão, ela deve dar uma desacelerada, mas parar não está nos planos. Deve seguir no ramo automobilístico e não descarta projetos de expansão, abrindo novas lojas Fachini em cidades próximas. “Este é um mercado muito bom e queremos seguir abraçando as oportunidades que surgirem”, limita-se a dizer sobre o futuro. Por enquanto, seguirá com o mesmo carisma e disposição para ajudar os clientes a fecharem o melhor negócio de suas vidas.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia