O âncora Joel Datena paralisou o programa Brasil Urgente às pressas, nesta última terça-feira (7), e perdeu o chão com luto na Band, chocando milhões de telespectadores.
Noticias relacionadas
Portanto, em meio a catástrofe climática em que o estado do Rio Grande do Sul se encontra, o número de mortes confirmadas em decorrência das chuvas só aumentam.
Segundo informações do telejornal, além dos 95 óbitos, o estado contabiliza 372 pessoas feriadas e 131 desaparecidas. Outras quatro mortes estão sob investigação.
No entanto, a situação no estado pode piorar ainda mais nos próximos dias. Isso porque a formação de um ciclone extratropical deve causar mais chuvas nesta semana.
“De norte a sul, chuva pesada e aliada a isso, queda de temperatura também, extramente preocupante”, informou o jornalista no Brasil Urgente.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas mais ao sul do estado gaúcho e toda a região de fronteira com o Uruguai devem ser atingidas por fortes áreas de instabilidade, com chuvas volumosas e temporais.
No extremo sul do Rio Grande do Sul, são previstos volumes de chuva que devem exceder os 100 milímetros em 24 horas, podendo superar os 150 mm até o início da quarta-feira (8).
Contudo, as tempestades afetaram 401 municípios do Rio Grande do Sul.
Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), o número é quatro vezes maior ao que foi registrado em setembro do ano passado, quando o estado foi atingido pela passagem de um ciclone extratropical.
Como o governo está agindo com a situação do Rio Grande do Sul?
Governo ativou canais para receber doações via Pix para auxílio às vítimas das enchentes. Diante da situação de calamidade pública enfrentada no Estado, o governo gaúcho ativou um canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul.