Noticias relacionadas
Investir em prevenção é sempre o melhor caminho e na gestão de condomínios isso não seria diferente. Uma obra mal feita, um detalhe esquecido ou a falta de conhecimento técnico sobre determinado assunto pode trazer problemas de grandes proporções e até mesmo ocasionar uma ação criminal. Ciente dessa demanda, o engenheiro civil Enio Knob fundou a Condotec Engenharia Condominial para prestar toda a assessoria técnica e documental necessárias para evitar dores de cabeça futuras. Ao seu lado, o sócio Lucimar Freitas que, além do fôlego da juventude, traz na bagagem experiência na área técnica em uma grande multinacional.
A história da Condotec começou alguns anos atrás. Gaúcho de Erechim, Enio é formado há 27 anos, tem especialização em cálculos estruturais, MBA em projetos na construção civil e trabalhou em grandes obras, como a fábrica da General Motors (GM), os túneis da Rota do Sol, a fábrica da Coca-Cola no Rio Grande do Sul e o Shopping Barra Sul. Também atuou durante mais de uma década em prefeituras e como perito judicial, avaliando justamente causas relacionadas a condomínios. “As demandas envolviam especialmente obras mal feitas e questões trabalhistas. Tudo fruto de decisões tomadas por leigos, sem má fé, mas que podem custar caro”, explica o profissional.
Notando essa carência no mercado, o projeto inicial era abrir a empresa de assessoria no Rio Grande do Sul, mas veio a pandemia e os rumos de sua carreira acabaram mudando. Enio passou em um processo seletivo e de 2021 a 2023 trabalhou na prefeitura de Jaraguá do Sul. Foi lá que conheceu Lucimar, na época seu estagiário. “Quando o convidei para ser meu sócio, quis unir a experiência que já tinha na construção civil com a sua juventude”, explica. Apesar da pouca idade, o rapaz atua há 17 anos em uma multinacional jaraguaense e traz de lá o conhecimento relacionado a métodos e normatização de processos e procedimentos.
“Sempre quis empreender e no futuro irei me dedicar exclusivamente à Condotec”, faz questão de frisar Lucimar, que hoje vive essa transição de carreira. Operando oficialmente desde abril, agora eles buscam parcerias com as administradoras de condomínio e síndicos da cidade para destacar a necessidade de investir nesse tipo de assessoria. Entre os trabalhos oferecidos estão desde tarefas simples relacionadas ao financeiro, como análises de orçamentos e contratações de serviços, até questões que envolvem a vida humana. “Noventa por cento das questões estão relacionadas à documentação e procedimentos técnicos para atender a normas, mas é preciso estar atento ao uso dos equipamentos de proteção individuais (EPIs). Já vi casos em que acidentes causaram a morte de trabalhadores e o síndico precisa responder criminalmente. Quando há um suporte técnico, a responsabilidade não é transferida ao sindico e isso é muito importante,” alerta.
O primeiro passo é fazer um trabalho de conscientização e informação e Enio e Lucimar garantem que Jaraguá do Sul e região precisam se atentar para isso o quanto antes, já que o próprio clima afeta as construções. O excesso de umidade e a variação térmica prejudicam essas estruturas, deformando-as. Ou seja, esse clima com todas as estações ocorrendo no mesmo dia não faz mal apenas para a saúde das pessoas, mas também das edificações. “Infiltrações e a recuperação de fachadas estão entre os problemas mais comuns que observamos no dia a dia e com um bom projeto e assessoria todo mundo ganha tempo e evita desperdícios e problemas”, explica Lucimar.
A princípio, a Condotec é formada somente por Enio e Lucimar, mas eles contam com especialistas parceiros em diversas áreas de acordo com as demandas que surgem. Além de atuar na microrregião de Jaraguá do Sul, pretendem atacar os mercados de Joinville, Blumenau e arredores, já que não existe serviço semelhante por aqui e querem aproveitar ao máximo o pioneirismo.
Serviço
Condotec – Engenharia Condominial
(47) 99270-6255 – Enio e (47) 99668-6785 – Lucimar.
www.condoteceng.com.br / condoteceng@gmail.com / @condoteceng .