Noticias relacionadas
A exaustão é o esgotamento físico e mental desencadeado por uma rotina hiperestimulada e desgastante. A sensação é de que falta tempo para tudo que se quer fazer e ultrapassa o limite da sua mente: “tenho que dar conta de tudo”.
Estar em alerta o tempo todo já é estressante, imagina se adequar a um sistema em que a produção – quantidade de tarefas realizadas – é que valida a pessoa. É a crença antiga de que somos reconhecidos pela utilidade.
O nível de exigência pessoal e/ou profissional se torna tão alto a ponto de se acreditar que ser uma “Super Mulher” ou um “Super Homem” é questão de orgulho/admiração.
A exaustão mental é responsável atualmente por um grande índice de adoecimento emocional que incapacita a pessoa, chegando a ser diagnosticada com Síndrome de Burnout, limite em que as tarefas rotineiras, sejam relacionadas ao trabalho ou à vida pessoal, são prejudicadas porque seu corpo e sua mente se tornam tão competitivos a ponto de entrar em pane.
Reflita: para quê e para quem você busca a excelência em dar conta de tudo? A grande sacada não é o extremismo, mas o equilíbrio entre responsabilidades, deveres e prazeres, onde render e viver caminham juntos. Compreenda suas necessidades funcionais e seus limites de saúde mental, previna excessos, perceba sua forma de ser e trate suas habilidades sociais e emocionais para que seus pensamentos, suas ações e seus sentimentos sejam coerentes com uma vida que vale a pena ser vivida.
Cuide-se! Autocuidado é questão de saúde mental.