Ex-presidente da República à beira da prisão

data 3 de novembro de 2024

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na sexta-feira (1º) o julgamento que pode levar o ex-presidente

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na sexta-feira (1º) o julgamento que pode levar o ex-presidente Fernando Collor à prisão. A discussão envolve a prescrição de parte dos crimes, o que poderia reduzir sua pena de 8 para 4 anos.

O julgamento prosseguirá com o voto do ministro Gilmar Mendes, que pediu vista em junho. O STF analisa embargos de declaração da defesa de Collor, que alega contradições e a prescrição do crime de corrupção passiva.

Collor foi condenado em maio do ano passado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um esquema com a BR Distribuidora, revelado pela Operação Lava Jato. A defesa recorreu após a publicação do acórdão em setembro, mas a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a rejeição dos embargos.Outros envolvidos, como Pedro Paulo Bergamaschi e Luis Amorim, também foram condenados. A defesa de Collor argumenta que a pena menor deve ser aplicada. Até agora, os ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin votaram pela manutenção da condenação, enquanto Dias Toffoli propôs uma redução de seis meses na pena.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia