“Não é exagero dizer que o progresso da nossa cidade passa por aqui”, afirmou o prefeito, José Jair Franzner, em reconhecimento à contribuição da Acijs para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul.
A fala de saudação à nova diretoria, durante solenidade de posse na noite de terça-feira, enalteceu o papel da entidade em prol do município, como um legado das sucessivas gestões ao longo dos 85 anos de atuação da Associação Empresarial.
O prefeito citou o tema que marcou a transição de diretoria para o biênio 2024-2026 – “Renovação com continuidade” e disse que as novas lideranças que assumem o protagonismo na entidade tornam fortes os laços com a comunidade.
“É esta renovação, que traz a experiência de gerações que se sucedem, que reafirma compromissos com a cidade e faz Jaraguá ser destaque estadual e nacional”, destacou Franzner ao agradecer o apoio da gestão que encerra um período de dois anos e desejar sucesso para a nova diretoria.
O evento de posse reuniu cerca de 500 pessoas no Centro Empresarial em noite festiva que contou com o prestígio de lideranças estaduais ligadas ao sistema associativista, do poder público e da comunidade. A solenidade de posse teve o patrocínio da Unimed, SicoobCEJASCred, Uvel Veículos e Central dos Cartórios de Protestos de Santa Catarina.
Quarta mulher a ocupar a presidência, a arquiteta Caroline Elisa Obenaus Cani ressaltou o compromisso da nova diretoria de atuar para tornar ainda mais sólidos os laços entre as empresas e a comunidade. “Trabalharemos nas conexões com a sociedade civil, com o poder público, em pautas como segurança, saúde, educação e infraestrutura, sempre atentos com as demandas da nossa cidade para que tenhamos cada vez mais qualidade de vida e uma cidade sustentável para empreender”. Atenção especial continuará sendo dada, assinalou Caroline, ao projeto de duplicação da BR-280, que merecerá acompanhamento permanente da Acijs para que a obra ganhe mais agilidade e seja concluída em menor prazo nos trechos estadual e federal.
Noticias relacionadas
Ana Clara Franzner Chiodini, que deixa o cargo, passando a integrar o Conselho Superior formado por ex-presidentes, disse que o ciclo de dois anos foi pautado no respeito ao legado de 85 anos da Acijs, pela construção e foco cada vez maior na coletividade e colaboração, e pelo trabalho com o grande objetivo de ter atenção efetiva às demandas dos associados e de toda a classe empresarial de Jaraguá do Sul, fortalecendo cada vez mais o propósito enquanto entidade de promover conhecimentos e conexões que possam potencializar o ecossistema empresarial jaraguaense.
“Desde o início da gestão, trabalhamos o conceito de atuarmos ‘juntos’ porque acreditamos fortemente que ele é a base do associativismo e da construção de um futuro melhor, onde cada um possa contribuir à sua maneira com um coletivo maior que nos fará buscar novos patamares de colaboração e desenvolvimento sustentável como sociedade’, completou. A empresária também continuará representando Jaraguá do Sul e região como diretora de articulação da Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, atuando com o objetivo de dar suporte às entidades na defesa de pleitos regionais.
Representando a diretoria da Facisc, a vice-presidente Rita Cássia Conti também fez referência à participação da Acijs no ecossistema empresarial, representado no modelo de empreendedorismo com responsabilidade social. O ex-presidente da entidade estadual, Sérgio Rodrigues Alves disse que a entidade jaraguaense é exemplo da importância do setor produtivo, por meio das suas entidades de classe, dialogar ao lado dos demais setores da sociedade com o poder público na atenção às demandas das cidades. Enfatizou também a questão da infraestrutura, principalmente rodoviária, pela importância do modal para a economia catarinense.
Para o presidente da Fiesc – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Mario Cezar de Aguiar, Jaraguá do Sul é modelo de organização de uma sociedade que busca soluções às necessidades da sua comunidade. Destacou a importância de diretorias comprometidas com o desenvolvimento do município, desafio comum ao de outras regiões do Estado. O empresário também citou a força empresarial, reconhecida em nível federal pela Confederação Nacional da Indústria com a entrega da Ordem do Mérito da Indústria, que no dia 21 de junho será conferida a Leonardo Fausto Zipf, CEO da Duas Rodas. Disse que Jaraguá do Sul é a cidade com mais indicações para a principal comenda da indústria brasileira, o que traduz, segundo ele, o potencial econômico da cidade e a força empreendedora de Santa Catarina.
Representando o governador Jorginho Mello, o secretário de indústria, comércio e serviço, Silvio Dreveck, também mencionou o papel importante das associações empresariais de forma colaborativa ao poder público. “As entidades de classe conhecem as regiões e suas comunidades, do que é importante para o desenvolvimento de cada local onde estão organizadas, o que traz contribuições ao governo no atendimento ao que é preciso, além da sua representatividade para a nossa economia. Santa Catarina cresceu 3,7% do PIB em 2023 e o Brasil 2,9%, e isto se deve à capacidade dos empreendedores catarinenses”, pontuou Dreveck.
Confira os empossados no evento de sucessão da Acijs:
Nova Diretoria – Gestão 2024-2026 – Presidente: Caroline Elisa Obenaus Cani; Vice-Presidente Administrativo: Sthepen Salai Stahelin; Vice-Presidente Financeiro: Jaime Franzner Junior; Vice-Presidente de Articulação Institucional: Francisco dos Santos Tavares Junior; Vice-Presidente da Comunidade: Luiz Carlos Buzzarello; Vice-Presidente de Educação e Desenvolvimento Empresarial: Juliana Rodermel Joaquim; Vice-Presidente de Urbanismo: Elisane Bender de Freitas; Vice-Presidente de Empreendedorismo e Inovação: Daniel Marteleto Godinho; Vice-Presidente de Núcleos Empresariais: Simone da Rosa; e Vice-Presidente de Marketing: Renata D’Aquino Faria.
Núcleos Empresariais – Automecânicas: Gilberto Nicoluzzi Junior; Concessionárias de Veículos: Joir Monzeis da Silva Silveira Junior; Gastronomia: Márcio Correa Santos; Gestão e Qualidade: Leandro Radünz; Hospitalidade: Jaciele Slusarski Gelinski; Jovens Empreendedores: Lucas Tomazetti; Loteadoras: Thiago Leoni; Marketing e Comunicação: Nilson Rafael Benkendorf; Eletrometalmecânica: Daniel Maiolino Ramos; Móveis Planejados: Emerson Wittkowski; Mulheres Empreendedoras: Karolliny Dutra dos Santos; Negócios Internacionais: Adriano Della Giustina; Panificação e Confeitaria: Valdemir Michels; Saúde e Bem-Estar: Tatiana Krawulski; Segurança e Saúde no Trabalho: Gisela Eger; Terraplenagem: Vanduir Enke; Transportadoras: Diego Ricardo Junckes; Voluntariado Corporativo: Eduarda Tonin Peixer; Revenda de Veículos: Dionis Tobias de Oliveira; Gestão de Condomínios: Christiane Patrícia de Oliveira.