A volta ou não do Horário de Verão é um dos temais mais debatidos nas ruas do Brasil e agora, também voltou a ser bastante conversada no governo Lula.
Noticias relacionadas
De acordo com informações do portal G1 nesta semana Lula deverá tomar uma decisão final sobre a volta do horário de verão no Brasil nos próximos meses.
Para quem não sabe, o Horário de Verão foi extinto pelo Governo Bolsonara em 2019. Trata-se de adiantar em uma hora o relógio nos meses de verão com o objetivo de aproveitar a luz nesta época do ano, que é mais intensa, fazendo assim, com que os brasileiros utilizem menos energia.
De acordo ainda com o portal, Lula e sua equipe debatem a volta do Horário do Verão diante da forte seca que assola todo nosso Brasil e tem feito com que os reservatórios de água baixem cada vez mais.
Para quem não sabe, a produção de energia depende dos reservatórios de água também e em épocas de seca e calor, a população tende a gastar mais eletrecidade seja pelo uso excessivo de ar condicionado ou ainda outras formas.
De acordo com o que foi apurado, Lula estaria bastante propenso em dar aval para o retorno do horário do verão no Brasil e a decisão final será tomada nos próximos dias.
O QUE OS ESPECIALISTAS DIZEM?
Especialistas fazem questão de dizer que o horário de verão na atualidade traz um ganho de econômia de luz muito pequeno.
O portal G1 ouviu, por exemplo, o especialista Cláudio Sales, presidente do Instituto Acende BR — observatório do setor elétrico no Brasil, que estima que a economia chega a apenas 0,5%.
De acordo com ele, hábitos da população atualmente são muito diferentes do passado, hoje mesmo com o Horário de Verão vigente, os Brasileiros ainda utilizariam ar-condicionado e ventiladores praticamente durante o dia todo.
Ainda de acordo com o especialista ouvido pelo portal, hoje o pico de gasto de energia no Brasil se dá pela tarde e não mais pela noite como era antigamente.
E você deseja que o Horário de Verão volte no Brasil?