Espaço Cívico do Legislativo será denominado Walter Carlos Hertel

data 9 de agosto de 2024

De acordo com o texto do projeto, o local será utilizado para o hasteamento das bandeiras.

Na sessão desta quinta-feira, a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou um projeto de lei que denomina o espaço cívico destinado ao hasteamento das bandeiras, localizado na parte externa da Câmara. O local será conhecido como “Espaço Cívico Walter Carlos Hertel”. A homenagem é um reconhecimento ao legado de Hertel, um jaraguaense que atuou como membro da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com o texto do projeto, o local será utilizado para o hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado de Santa Catarina, do município de Jaraguá do Sul, do Legislativo municipal e da Câmara Mirim. As bandeiras deverão estar devidamente iluminadas durante a noite.

Walter Carlos Hertel foi um dos fundadores da primeira orquestra da SCAR.

Walter Carlos Hertel, nascido em Jaraguá do Sul em 15 de dezembro de 1922, foi convocado pela FEB para lutar ao lado dos aliados na Itália. Após o conflito, ele trabalhou como relojoeiro até 2008 e foi um dos fundadores da primeira orquestra da SCAR. Em 1968, fundou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul, sendo o primeiro tesoureiro da entidade. O homenageado também se destacou como esportista, fundando o Clube Atlético Baependi e o clube de bolão “Az de Ouro” em 1939.
Carinhosamente conhecido como Bubi Hertel, ele foi o último pracinha jaraguaense a participar da Segunda Guerra Mundial e era um participante ativo nas comemorações do Dia da Vitória e outros eventos relacionados à participação do Brasil no front italiano. Em 2019, Hertel recebeu o título de Cidadão Benemérito da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e, em 2020, lançou o livro “Diário da Segunda Guerra Mundial”.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia