Noticias relacionadas
Blumenauense radicado em Jaraguá do Sul, Paulo C. Silva sonhava ser ator de novela na infância e chegou perto, tornou-se ator, diretor e professor de teatro. Criativo e sensível, sempre foi muito ligado aos mais diversos tipos de arte e nutria a vontade de transformar suas peças de teatro – ele possui 28, incluindo 12 autos de Natal – em obra literária para que outros grupos pudessem encená-las. “Sempre estive envolvido em uma infinidade de projetos e esse desejo permaneceu latente. Até que durante a pandemia tive um insight e decidi tirar a ideia do papel”, relembra. Assim, dia três de junho passado ele apresentava “Mistérios no Meu Jardim – Revelação”, uma adaptação da peça “O Mistério do Boneco” que ganhou corpo durante o processo criativo e incluiu um conflito de sentimentos bons e ruins que fazem pensar e propõe importantes reflexões.
Formado em pedagogia e exercendo a profissão desde 1991 na rede pública municipal, Paulo sempre trabalhou com crianças e conta que ser professor é mais do que ensinar o be-a-bá presente em livros e cartilhas. Ele aprendeu a amar cada um que passa por suas turmas e muitas vezes reconhece que acaba tendo um papel de “psicólogo” durante o processo de aprendizagem. Também com formação profissional em interpretação para TV, cinema e teatro, aliou a arte de ensinar à arte de interpretar e, por último, à arte de escrever. Quanto a escrita do seu livro, à medida que a história foi crescendo desejou que seus personagens não se limitassem a participar de uma mera narativa, mas provocassem reações e tivessem representatividade, ilustrando com leveza a alma humana e seus desafios.
Clara é a personagem principal na obra de estreia. Segundo a sua imaginação, o jardim onde vive é mágico e frequentemente visitado por fadas, que com seus encantos intensificam a beleza do lugar. Essas encantadoras criaturas, porém, muitas vezes sao perseguidas por outras não tão benevolentes. “O livro é recheado de metáforas. A começar pelos personagens, que representam sentimentos como o medo, a culpa e a esperança”, explica. Para batizar cada um deles, Paulo pesquisou diversos idiomas e seus nomes representam como cada sentimento é chamado em seus respectivos países e culturas, ampliando seus significados, fazendo pensar e tornando a narrativa mais poética.
E se a decisão de tirar a ideia do papel demorou a ser tomada, o processo de produção fluiu muitíssimo bem. Ele conta que bastaram três meses para que a adaptação da peça teatral fosse totalmente manuscrita. Apesar de trabalhosa, essa etapa foi fundamental para dar vazão à sua criatividade. Para digitar tudo, outros três meses foram necessários e as ilustrações que aparecem nas páginas também são fruto da imaginação do artista. Elas aparecem para temperar ainda mais todo o mistério e são um convite para aguçar as impressões e interpretações dos leitores.
Foi durante todo esse processo que Paulo teve ainda a mais ousada de suas ideias: dar sequência à história e transformá-la em, um dia quem sabe, uma série para a Netflix. “Mistérios no Meu Jardim” agora será composta por cinco livros e cada um deles deve se tornar uma temporada na plataforma de streaming (sonhar não custa nada, segundo ele). A segunda parte inclusive já conta com bons capítulos escritos, ainda que não tenha previsão para ser lançada. Em paralelo à veia literária a às demais atividades que pratica, também fez um curso de roteiro de cinema visando se preparar para a fase seguinte do projeto que começou como uma realização pessoal.
Apesar de ter experiência na elaboração de projetos culturais, Paulo C. Silva preferiu investir dinheiro do próprio bolso para a primeira impressão do livro de estreia. Ao que tudo indica já vem colhendo frutos do trabalho, com professores trabalhando sua obra em sala de aula e inclusive recebendo convites para palestrar em escolas. “Quero muito passar uma mensagem positiva para os jovens. Ajudá-los a superar conflitos, a não desistir e mostrar que cada um deles tem uma luz que merece ser mostrada e valorizada e não menosprezada”, reflete ele, que afirma ter um coração que ferve pela arte.
“Mistérios no Meu Jardim – Revelação” pode ser encontrado na Grafipel, na Papelaria Pedrinho, na Criare Toys e Valler Decorações ou diretamente com o autor, através do Instagram: @professor_escritor_pauloc . Num futuro bem próximo, o livro também será encontrado na forma de e-book em plataformas digitais.