Solenidade na manhã desta segunda-feira marcou a entrega das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Básica, Vitor Meirelles, no bairro Santo Antônio. Com um investimento de R$ 10.695.013,93 houve a troca de todo o telhado, a substituição das telhas cerâmicas por telhas metálicas; troca de pisos e revestimentos; instalação de novas aberturas e esquadrias; e reforma dos sistemas elétrico, hidrossanitário e preventivo de incêndio, numa área de 3.107,78m².
Já a ampliação foi em uma área de 1.038,62m², com mais três salas de aula, cozinha, refeitório, depósito de materiais esportivos e sanitários, secretaria e toda a área de circulação, com execução de hidrante e construção de torre de caixa d’água e estacionamento. Na parte dos fundos foram instaladas grades e muros para melhorar a segurança, além de novas áreas de lazer e recreação. Na cozinha foram instalados móveis sob medidas, bem como na biblioteca.
As obras na escola ocorreram sem a necessidade da transferência dos alunos para outros espaços. Devido ao remanejamento interno das turmas, todos os 672 alunos, entre quatro e 10 anos de idade, continuaram tendo as aulas normalmente. A edificação tem quase 90 anos de existência e já passou por outras melhorias, mas esta foi a manutenção mais ampla.
Noticias relacionadas

Tal situação exigiu cuidado redobrado das equipes de trabalho e muita atenção de professores e alunos por causa do ambiente em obras, conforme lembrou a secretária de educação, Iraci Müller. “Porque quando se trata de uma reforma onde temos os alunos dentro da unidade, existe ali um fator que traz uma responsabilidade ainda maior a todos os envolvidos. Tudo precisa ser muito bem planejado e foi o que aconteceu aqui”, destacou Iraci.
O prefeito, Jair Franzner elogiou os envolvidos no processo e agradeceu aos professores e demais servidores da Vitor Meirelles. Ele disse ter ficado satisfeito com as melhorias que foram feitas. “Eu acompanho de perto as nossas obras e hoje, vendo tudo pronto, posso dizer que momentos como este me renovam e me motivam a continuar trabalhando cada vez mais pela educação dos nossos pequenos. Este ano começou com muitas entregas de reformas, ampliações, construções de novas creches e escolas, todas com padrão de excelência. E até o final do semestre teremos mais entregas. Seguiremos trabalhando para manter Jaraguá do Sul entre as melhores cidades do Brasil em educação”, completou.

Várias autoridades acompanharam a solenidade. O deputado federal, Fábio Schiochet destacou a importância dos professores e da educação no contexto da sociedade. “Investir em educação é investir em segurança pública e no desenvolvimento. Então, parabéns para vocês que fazem da nossa Jaraguá do Sul uma das melhores cidades para se viver no Brasil. Mas nada disso seria possível se nós não tivéssemos um prefeito alinhado com a educação, que sabe enxugar a máquina pública e olhar para o futuro da nossa cidade”, disse.

Escola Vitor Meirelles
A história da EMEB Vitor Meirelles está entre os contextos históricos mais antigos das EMEBs existentes no município de Jaraguá. Teve início nos idos de 1936 com a doação de um terreno com área de 2.500m², doado pela senhora Rosa Lazzaris. No início, as aulas eram ministradas num rancho junto a uma fábrica de farinhas e, em 1938, deu-se início e conclusão da construção da sede da escola. Em 1939, passou a ser de responsabilidade da prefeitura e, então, através da Portaria n40 de 06/06/1939, alterou-se a denominação da escola de Itapocu Hansa para Vitor Meirelles, em homenagem ao pintor Victor Meirelles, que muito contribuiu para o registro de eventos marcantes da história oficial do Brasil. Ele nasceu em 18 de agosto de 1832 e veio a óbito em 22 de fevereiro de 1903, aos 71 anos. Ao longo da história deste educandário, várias reformas de pequeno porte foram efetuadas, mas esta última foi a de maior abrangência.