Equipe da prefeitura retorna após 23 dias no RS

data 11 de junho de 2024

Grupo de servidores auxiliou na desobstrução de estradas, e entrega de alimentos e medicamentos na cidade de Roca Sales.

Após 23 dias ajudando na recuperação de Roca Sales, no Vale do Taquari – cidade gaúcha que foi adotada por Jaraguá do Sul –, os nove servidores da Secretaria de Obras retornaram nesta semana. O grupo voltou com muitas histórias e a certeza da contribuição para o recomeço do pequeno município, devastado pela enchente.
O trabalho com as máquinas e equipamentos, e a ajuda com donativos foi prestado em várias localidades de uma das regiões mais afetadas no RS. A primeira medida adotada foi liberar os acessos a hospitais, escolas e outros equipamentos públicos.
E também às empresas, granjas, abatedouros e frigoríficos, para que os insumos pudessem chegar. Apesar de ser um município de pequeno porte, Roca Sales é grande em extensão.
A desobstrução das vias foi imprescindível para desenvolver outras ações de reconstrução, atendimento e até de busca e salvamento. “Percorremos até 150 km dentro do município sem saber se conseguiríamos voltar, pois havia muitas quedas de barreiras”, contou Jorge Inácio de Andrade, que integrou a força-tarefa.
O grupo também levou medicamentos a várias pessoas isoladas e sem comunicação. A ajuda humanitária oferecida por Jaraguá do Sul foi de extrema importância. “Em determinado momento, a maior demanda era por lanternas e velas. E também nos pediam notícias de como estava a situação. Foi uma experiência incrível em todos os aspectos”, disse.
Para além das dificuldades enfrentadas pelos envolvidos direta e indiretamente no episódio, ficaram as lições de solidariedade e capacidade de reação e articulação no enfrentamento a catástrofes climáticas. “É algo que infelizmente pode acontecer e precisamos estar preparados”.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia