Originário da China, o chá verde tem um sabor leve e fresco, sendo uma opção de bebida para quem deseja uma vida saudável e equilibrada. Ele tem uma alta concentração de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais. Flávia Ribeiro, nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, explica como esse tipo de chá pode ser benéfico à saúde.
Noticias relacionadas
“O consumo regular de chá verde pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de infecções. Além disso, acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura, sendo um aliado para quem deseja perder peso. Porém, é importante seguir algumas orientações de profissionais. Um outro motivo para incluir essa bebida na dieta é que ela é capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim”, comenta.
Para manter a cor verde vibrante das folhas, o chá verde é produzido de uma maneira que evita a oxidação das folhas e mantem os compostos bioativos da planta, que costumam ser matcha, sencha e bancha. Ele é uma ótima opção para quem deseja diminuir o consumo de bebidas açucaradas ou ingerir bebidas termogênicas diferentes do café.
Apesar desses benefícios, é importante estar atento ao consumo excessivo. “Quando bebido em grande quantidade, o chá verde pode causar efeitos colaterais. Os mais comuns são insônia e irritabilidade, pois possui em sua composição ativos que, além de termogênicos, ativam o cérebro. Por isso, é preciso consumir moderadamente”, finaliza a nutricionista Flávia.