Educação orienta sobre matrículas de novos alunos na rede

data 3 de dezembro de 2024

Passado o período para matrículas via Portal do Aluno, as solicitações devem ser feitas diretamente nas escolas.

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Educação, informa que, passado o período de matrículas para alunos novos, via portal do aluno, o processo continua aberto. No entanto, após o dia 26 de novembro, as solicitações devem ser feitas diretamente nas unidades escolares da rede municipal, levando os documentos necessários. Vale lembrar que o ano letivo da rede municipal encerra no dia 20 deste mês.
Em 2025, a Secretaria de Educação reabrirá no dia 27 de janeiro o novo período de matrículas para alunos novos do pré ao 9º ano, também via Portal do Aluno. Antes do dia 27 de janeiro, ainda não será possível acessar o ícone de matrícula, porém, já é possível organizar a documentação necessária.
As matrículas novas iniciam com o cadastro na página da Secretaria Municipal de Educação. Para isso, basta acessar o site da prefeitura de Jaraguá do Sul e na página da educação clicar no banner “Portal do Aluno” e no ícone “Registre aqui sua solicitação”. O cadastro inclui os dados pessoais do aluno, dos pais ou tutores ou responsáveis legais, e o endereço residencial. Após a finalização do cadastro, seguindo o zoneamento escolar, o sistema indicará a escola para a qual devem se dirigir e entregar a documentação listada. A partir dessa data, as unidades escolares também estarão atendendo às solicitações de matrículas novas – no horário das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas – durante todo o ano letivo.

Documentos necessários para matrícula de alunos novos
Certidão de Nascimento;
CPF da criança (caso não tenha, quando possível, faça e apresente na secretaria da unidade escolar);
RG e CPF de pais/tutores/responsáveis legais;
Comprovante de residência: somente serão aceitos, desde que atualizados (último mês) e em nome do pai, mãe, tutor ou responsável legal (que esteja com a guarda), a fatura de água, de energia elétrica, gás, boleto de condomínio, carnê do IPTU ou contrato de aluguel da residência firmado com imobiliária;
Termo de guarda provisória ou definitiva, de tutela ou outro documento equivalente emitido pelo Poder Judiciário (se não for pai/mãe ou em caso de pais separados);
Atestado de frequência;
Histórico escolar para alunos matriculados nas turmas de 2º ao 9º ano.

A matrícula somente é efetivada após a conferência da documentação obrigatória. As famílias cujos endereços residenciais pertencerem ao zoneamento da rede estadual de ensino deverão seguir as orientações da Coordenadoria Regional de Educação de Jaraguá do Sul.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia