A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio dos profissionais do Programa de Prevenção em Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, segue com um cronograma de visitas diárias aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e pré-escola nas unidades escolares. O trabalho consiste na avaliação das crianças e orientações sobre saúde bucal. Além disso, uma cirurgiã-dentista atende exclusivamente as crianças classificadas com risco 3 (que possuem três cáries ou mais).
“Atender as crianças na odontologia exige muita paciência e também criatividade para se trabalhar de forma lúdica, fazendo com que a criança se sinta segurança e fique interessada em tudo o que está acontecendo”, destaca a cirurgiã-dentista, Victória Hofstaetter, frisando a importância de cuidar dos dentes de leite, tendo em vista que a cárie nesta fase pode comprometer seriamente a saúde dos permanentes que ainda não nasceram.
Os profissionais também trabalham com a técnica da recompensa – que oferece mimos à criança –, que possibilita criar uma memória de lembrança agradável da consulta e, consequente, melhora do comportamento e redução da ansiedade infantil. O Programa contabilizou no último quadrimestre um total de 3.419 atendimentos em todas os CMEIs, sendo 1.646 escovações supervisionadas e 2.075 orientações em higiene bucal. Atendimentos individuais odontológicos foram 184. A diretora de Atenção Primária à Saúde, Milena de Lima Machado ressalta que o programa possui grande resolutividade na prevenção, porém, uma dificuldade enfrentada diz respeito ao absenteísmo, ou seja, às faltas nas consultas agendadas. “Isso traz consequências, como o aumento da fila de espera, tratamentos incompletos e a diminuição da produtividade da equipe de saúde bucal. É uma oportunidade perdida, que também impede a oferta da assistência a outro paciente.” No último quadrimestre foram 47 faltas nas consultas.
O secretário de saúde, Rogério Luiz da Silva reafirma a importância do compromisso dos pais durante todo o tratamento odontológico, bem como nos cuidados preventivos.