É o momento certo para investir em imóveis em Santa Catarina?

data 11 de abril de 2025
autor

Crédito: Freepik

Mercado aquecido no Estado oferece boas oportunidades para quem deseja morar e investir.

Se há um bom momento para investir no mercado imobiliário de Santa Catarina, ele pode ser agora. Seja para morar, investir ou diversificar patrimônio, tenho acompanhado de perto os avanços e posso afirmar que Santa Catarina segue como um dos mercados mais promissores do país. Ano após ano, nosso Estado tem se destacado pelo cenário econômico favorável e pela qualidade de vida, o que, entre outros fatores, tornam a região atrativa para moradores e investidores. Enquanto imóveis no litoral seguem uma tendência de alta valorização, crescem também as boas oportunidades nas regiões de interior, onde os preços se fazem ainda muito competitivos.
De acordo com o Índice FipeZAP, o indicador mensal que registra as mudanças nos valores de vendas dos imóveis residenciais, sete entre as 50 cidades brasileiras mais valorizadas do Brasil estão por aqui: Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Joinville e São José. Inclusive, em algumas dessas localidades a valorização dos imóveis no ano passado superou a média brasileira de 3,56%: Itajaí (+6,60%), São José (+5,84%) e Blumenau (+5,36%). Mesmo Balneário Camboriú, que já possui o metro quadrado mais caro do país, ainda registrou alta de 3,42%. Isso demonstra que, mesmo com um crescimento consolidado, há espaço para novas valorizações.
Fatores como a venda rápida de imóveis e a alta demanda por propriedades são outros indicativos dessa vitalidade. As cidades catarinenses estão experimentando um “boom”, com imóveis sendo vendidos em tempo recorde, resultado de um cenário econômico favorável e da atração que o Estado exerce sobre investidores e compradores. O apelo das praias, a infraestrutura em desenvolvimento e a oferta diversificada de imóveis contribuem para essa agitação no mercado. O clima ameno e as paisagens exuberantes de Santa Catarina sempre exerceram um fascínio sobre aqueles que buscavam uma casa de férias. Agora, além disso, o avanço do home office fez com que muitas pessoas considerassem Santa Catarina não apenas como um destino turístico, mas como um local definitivo para residência, aproveitando a beleza natural, a cultura e as comodidades catarinenses. A possibilidade de encontrar imóveis em locais estratégicos, com preços competitivos e a projeção de crescimento do mercado, faz deste um momento muito oportuno para as negociações.
Desde apartamentos de alto padrão no litoral até casas espaçosas em cidades do interior, a diversidade de valores entre as regiões catarinenses cria um leque de opções para diferentes perfis de investidores, tanto no setor de compra e venda quanto no mercado de locação. Em mercados aquecidos, como o nosso, o preço de venda tende a se aproximar do preço de lista ou até superá-lo em áreas muito procuradas. No litoral, cerca de 20% das transações ocorrem acima do preço de lista, refletindo o alto interesse nessas regiões e a escassez de terrenos em áreas desejáveis. Uma tendência que demonstra a força contínua do mercado imobiliário barriga-verde e indica uma disposição dos compradores em investir em regiões valorizadas, reforçando a atratividade e a confiança.
Geralmente, os imóveis em Santa Catarina que podem variar em relação ao preço de lista estão localizados em municípios nos arredores das cidades mais “bem valorizadas”, que podem ficar a poucos quilômetros de distância e representar alguns minutos apenas dos grandes centros. Esse fator pode representar uma oportunidade para investidores que buscam diversificar suas aquisições e apostam na valorização dessas localidades a longo prazo. Por exemplo, enquanto em cidades litorâneas, como Balneário Camboriú, o preço médio do metro quadrado pode chegar a R$ 13 mil, em áreas mais ao interior é possível encontrar valores em torno de R$ 6 mil ou menos. Lembrando ainda que há um crescente interesse pelas cidades do interior impulsionado pela busca por um estilo de vida mais tranquilo e pela valorização de propriedades com espaço ao ar livre ao seu redor. Esse movimento é alimentado por famílias e profissionais que desejam se afastar do agito das grandes cidades, atraídos por qualidade de vida e um contato mais próximo com a natureza.
Se você está pensando em investir, saiba que estamos vivenciando períodos sem comparações no mercado catarinense, principalmente para quem busca segurança e valorização patrimonial. Avaliar bem os dados, estudar as tendências e agir no momento certo pode garantir boas oportunidades. Se há um momento estratégico, ele é agora. A demanda por imóveis segue em alta e as projeções indicam valorização contínua. Mas antes de tomar a melhor decisão, recomendo contar com o auxílio de quem é especialista no assunto. São sempre nomes consolidados, como a Engetec, que contam com o que é necessário para investir com confiança e obter o sucesso desejado. É o mercado que nos coloca como referência por garantir um compromisso que saia do convencional, com criteriosa escolha dos parceiros e que garante a plena tranquilidade na realização dos seus objetivos.

Veja também

2025 © Meu Personalyt