Dr. Vicente pressiona por mais PMs em Jaraguá do Sul

data 1 de março de 2024

Crescimento populacional atualmente contrasta com o efetivo do batalhão.

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou ontem indicação solicitando ao governo estadual o aumento do efetivo policial para o 14º Batalhão de Polícia Militar, localizado em Jaraguá do Sul.  O documento foi proposto pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e será enviado ao governador Jorginho Mello e ao secretário de Estado da Segurança Pública, Sargento Lima.
Conforme o deputado, o batalhão apresenta um grande déficit de policiais, situação que tem se agravado ao longo dos últimos anos. O fato tem sobrecarregado o contingente de policiais militares na região, levando a tempos de resposta mais longos e dificuldades para atender todas as ocorrências de forma eficaz.
“Se hoje as estatísticas de combate ao crime são boas na região de Jaraguá do Sul, isso se deve ao apoio da comunidade e ao trabalho árduo dos policiais militares, que acumulam plantões e jornadas extra de trabalho para manter a qualidade do serviço e a segurança da população. Temos um grande crescimento populacional que contrasta com o efetivo policial, que não acompanha esse desenvolvimento. Pelo contrário, há um déficit crescente ano após ano. Em 2022, nosso mandato conseguiu 18 novos policiais para atuar no local, mas esse número não cobriu as perdas anteriores. O déficit hoje é superior a 50 policiais”, afirma Caropreso.
Na próxima semana, o parlamentar também irá defender a pauta em reunião com o comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa. Há um concurso público em andamento com 550 vagas para soldados e oficiais da PMSC, porém, segue suspenso por determinação do TJSC.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia