Todo ano, no mês de março, a empresa veterinária Elanco lança a campanha Março Amarelo. Esta campanha envolve a conscientização sobre cuidados com a saúde dos gatos, especialmente a doença renal crônica (DRC), uma doença silenciosa e sem cura. Mas este cuidado deve ser realizado o ano todo.
Noticias relacionadas
O desenvolvimento da doença renal infelizmente é muito comum nos felinos, devido a algumas particularidades da espécie. Acomete principalmente os idosos, mas pode ocorrer em qualquer idade. A grosso modo, a função dos rins é filtrar e eliminar as substâncias desnecessárias do corpo, além de ter um importante papel na regulação da pressão arterial. Portanto, qualquer alteração na funcionalidade dos rins tem como consequência abreviar a vida do gatinho.
A doença renal normalmente é classificada em aguda e crônica. A aguda pode ocorrer por causa de uma injúria (por exemplo: intoxicações por plantas ou medicamentos, entre outros motivos) e normalmente ela é reversível. Ou seja, o rim fica insuficiente durante um período, mas se realizado o tratamento adequado, o rim volta a “trabalhar” normalmente.
Já a doença renal crônica, é uma condição em que os rins já não estão funcionando 100%. Dependendo das alterações em exames, sabemos que pelo menos 70% dos rins não estão mais viáveis. Normalmente a doença renal é classificada em estágios. Para estabelecermos o estágio em que a doença está (chamamos de estadiamento da doença renal) precisamos realizar alguns exames complementares. A partir do estágio da doença, estabelecemos um tratamento pra controle da enfermidade. Falamos em controle da doença pois infelizmente não tem cura. A DRC é uma doença degenerativa e progressiva.
Com o tratamento adequado, podemos aumentar a sobrevida do paciente. Portanto, quanto antes diagnosticarmos a doença, maior é a chance do paciente ficar bem por mais tempo. Por isso é importante realizar exames antes mesmo do animal manifestar os sinais clínicos. A recomendação é que a partir dos 5-6 anos de idade todo gato deve realizar anualmente exames pra verificar estado geral.
Também é importante estar atento a alguns sinais clínicos que podem ser consequência da doença renal, como perda de apetite, perda de peso, vômito, diarréia, aumento da ingestão de água e aumento da frequência de urina, apatia, feridas e boca, mau hálito, entre outros. A mensagem da empresa Elanco é clara: preste atenção nas mudanças de comportamento do seu gato e visite regularmente o veterinário. Porque a conscientização é em março, mas o elo de amor é permanente.
ROBERTA SALDANHA TRIVIÑO
Médica Veterinária- CRMV-SC 2949
Especializada em Clínica de Felinos