Disciplina e respeito ensinados na base

data 21 de agosto de 2024
autor

Crédito: Hermann Image e divulgação

Força Pré-militar Brasileira é destaque em Jaraguá do Sul com projeto educacional que ajuda a formar o caráter de crianças e adolescentes. Iniciativa as coloca em contato com situações que ajudam a superar medos e limites, e a encarar o mundo real com mais vigor.

Um projeto extracurricular tem chamado a atenção de crianças e adolescentes de Jaraguá do Sul. Trata-se do FOPE – Força Pré-militar Brasileira. O nome pode assustar de início, mas a ideia é promover atividades práticas que ajudam a formar o caráter e a disciplina desde cedo, além de ajudar em muitas situações corriqueiras e outras que podem salvar vidas. Criado em São Paulo há 18 anos, há seis em Santa Catarina e há pouco mais de dois sendo aplicado no município, o projeto se assemelha aos escoteiros, com atividades que envolvem salvamentos aquáticos, montanhismo e primeiros socorros, mas com uma abrangência ainda maior.
Paulo Cesar de Araújo é o responsável pelas turmas das regiões de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Massaranduba e explica de que forma ocorre a abordagem. “Nós fazemos palestras para os pais nas escolas apresentando o projeto e explicando as atividades. Trabalhamos através de módulos que ensinam sobre disciplina, hierarquia e comportamento, por exemplo”, destaca. Como diferencial, cobram um bom desempenho dos alunos na escola e oferecem uma plataforma exclusiva de reforço escolar.

FOPE reúne mais de três mil estudantes no Estado e deve abrir nova turma em Jaraguá do Sul neste mês.

O projeto atende crianças e adolescentes de seis a 18 anos e hoje reúne mais de três mil estudantes no Estado. As atividades ocorrem sempre aos sábados, têm duração de três horas e é cobrada uma mensalidade social para ajudar na manutenção do projeto, que é totalmente voluntário. Para atrair e manter os participantes motivados, muita prática. Cada módulo tem duração de três meses e encerra com um camping – considerado uma espécie de prova final. São quatro temas ao todo: salvamento em emergências aquáticas (riscos, correntes de retorno e como ajudar), acampamento de ofidismo (que ensina a identificar e lidar com animais peçonhentos), acampamento de montanha (envolvendo atividades de rapel, tirolesa, escalada e arvorismo) e acampamento de liderança (como se posicionar e se portar, útil em entrevistas de emprego, por exemplo). Dentro dessa programação, os participantes aprendem a se orientar utilizando bússolas, recebendo noções de primeiros socorros e até mesmo técnicas de reanimação cardiopulmonar.

Guilherme Souza, outro integrante do FOPE, destaca ainda o “Papiro Militar”, plataforma de reforço escolar que oferece vídeo aulas de diversos assuntos com uma apresentação fácil em prol do desenvolvimento dos alunos. “O conteúdo fica disponível em tempo integral e os participantes só ‘passam de nível’ quando de fato apresentam uma compreensão sobre o tema”, garante. Desenvolvido com  Inteligência Artificial (IA), o programa avalia as crianças e garante o aprendizado efetivo.

A proximidade com pais e diretores e professores das escolas é outro diferencial e Guilherme diz: “não queremos que o projeto seja um ponto de descarte dessas crianças, mas uma forma de reforçar os elos familiares”. Para isso, profissionais de várias áreas disponibilizam parte do seu tempo para se dedicar à causa, como militares, pedagogos, psicólogos, professores particulares, entre outros.

Com foco em atividades práticas, mas também em formação de caráter, ensinando o que é certo e errado, o grupo ainda trabalha temas como racismo, bullying e preconceito, mostrando que toda atitude gera uma reação. Presente em 50 cidades do Estado, a FOPE se prepara para abrir nova turma neste mês e busca parcerias para oferecer ainda mais vantagens e benefícios aos seus participantes. “Hoje temos 190 cursos profissionalizantes disponíveis para os membros do projeto e nossos esforços agora são para garantir uma vaga de emprego para os adolescentes aplicarem esse conteúdo no mercado de trabalho”, comenta Paulo Cesar.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});