A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da gerência de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 1º e 2 de dezembro a campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids. O evento contou com a participação da comunidade, que procurou pelos testes rápidos de HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e buscou orientações sobre o tema.
Durante os dois dias, 179 testes rápidos foram realizados, sendo que dois apresentaram resultado reagente para HIV e sete para sífilis. Os diagnósticos oferecem uma oportunidade vital para que essas pessoas comecem o tratamento necessário e adotem medidas para proteger a saúde delas e a dos outros. O diagnóstico precoce desempenha um papel fundamental na prevenção e no tratamento dessas infecções, ajudando a controlar a progressão da doença e a melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.
Além disso, a campanha promoveu a aplicação de 86 doses de vacinas, abrangendo todas as faixas etárias. Essa é uma das estratégias mais eficazes para prevenir doenças, protegendo a população contra diferentes tipos de vírus. As doses aplicadas durante a campanha refletem o comprometimento dos profissionais de saúde e o engajamento da comunidade na busca pela prevenção.
Segundo o diretor de vigilância em saúde, Dalton Fernando Fischer, “este evento não apenas destaca a importância da conscientização e da testagem, mas também reforça que a luta contra a Aids é uma responsabilidade compartilhada”.
O secretário de saúde, Alceu Gilmar Moretti lembra que o cuidado e a prevenção desempenham um papel fundamental na jornada para acabar com essa epidemia, contribuindo para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3.3, que visa pôr fim à epidemia de Aids até 2030.
Para mais informações e para fazer o teste rápido, procure uma unidade de saúde mais próxima ou o Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na Rua Jorge Czernievicz, 800, segundo andar.
Noticias relacionadas
