Uma turma de amigos apaixonados por música. Assim é a banda Seucelso, que tem influência do rock e do blues. Atualmente, a banda é formada pelo vocalista Roldão Câmara, Décio Silva (violão), Paulo Teixeira (guitarra solo), Fábio Shiokawa (guitarra), Ricardo Mayer (contrabaixo), Marquito Fagundes (bateria) e pelo duo de percussão Fernando Medeiros e Júlio Maffezzolli. Mas tudo começou há 14 anos, quando Décio e Paulico se reuniam semanalmente para fazer um som até começarem a compor algumas músicas.
Noticias relacionadas
SEGURA O NERVOSISMO, PESSOAL!Quem estava na expectativa, achando que a divulgação dos secretários da Prefeitura de Jaraguá…
BOMBA: Gigante varejista promove demissão em massa e mais de 2 mil pessoas estão sem emprego a poucos dias do fim do ano
WEG fornece tintas especiais para frota pesqueira no Peru
A ideia, no entanto, nunca foi participar de grandes festivais, mas tocar em festas de familiares da banda e de amigos. Os convites externos foram acontecendo de forma natural e despretensiosa. “Diante disso, anualmente fazemos duas ou três imersões com a banda para compormos novas músicas e nos prepararmos para os grandes shows. São fins de semana em que a música alimenta nossa alma”, diz Roldão Câmara. Ao longo da carreira, Seucelso já lançou 1 DVD e 4 CDs independentes, além de se apresentar em importantes eventos da região.
E cada apresentação gera uma expectativa. Fernando conta que é claro que o coração dá uma acelerada, mas o grupo de amigos tem segurança na apresentação. Entre os momentos marcantes da carreira, não tem como não citar o Festival Brasileiro de Cerveja (2019), em Blumenau; o WSF – Warren Stannis Festival (2022), em Guaramirim, em que foram a banda catarinense que estreou o palco principal; o Festival Stannis Pub 10 Anos; além de todos os grandes eventos realizados pela cervejaria Stannis. Seucelso também já teve a oportunidade de abrir shows de Mundo Livre, Pedro Luis e a Parede, Otto, Max de Castro, Celso Blues Boy, Dazaranha e Blindagem.
“Também é importante agradecer o público que conquistamos. Nossa dedicação e a própria trajetória da banda é, também, pelo respeito às pessoas que curtem nossa música. A maior celebração é estarmos em cima do palco e olhar o público cantando junto nossas músicas. É o maior presente que podemos receber”, destaca Fernando. Na palavra dos integrantes, a base da formação da banda é a amizade e o respeito pela opinião dos amigos. É a arte de reunir pessoas com um objetivo comum, um sonho que se torna único sendo a soma dos sonhos de todos. Cada um tem sua importância e sua função.
Com linguagem e estilo próprios, suas músicas são uma mistura de ritmos que contagiam o público de forma vibrante e contagiante. Mas apesar do foco autoral, eles admitem que não pode faltar no repertório a música “Por um monte de cerveja”, de Celso Blues Boy. O motivo: “Celso foi nosso grande incentivador. O nome da banda é uma referência a ele, que residia em Joinville e se tornou um grande amigo”, complementa Fernando. Ele participava dos ensaios e inclusive tocou com a banda no primeiro show. Para se ter uma ideia da força desta parceria, os integrantes da Seucelso compuseram em sua homenagem “Blues para o Celso”, um dos sucessos da banda.
Ao longo da carreira, é necessário considerar também que cada um tem sua carreira profissional paralela e que a agenda de todos precisa coincidir para a realização de shows, assim como ensaios, que são imprescindíveis para manter a qualidade das apresentações. Dedicação e força de vontade são fundamentais para progredir. Assim como o prazer deve estar presentes o tempo todo. Roldão afirma ser gratificante demais a experiência de subir no palco. “Escolhemos a música para nos reunir e, ao longo do tempo, percebemos que fomos escolhidos pela música. Ela nos torna mais alegres e participativos em nosso dia a dia na família e no trabalho. É impossível imaginar o mundo sem música. Imagine o céu sem o azul ou as flores sem cores”, filosofa e reitera que, ao longo de todos essses anos, o prazer em tocar e criar novas músicas só aumentou e fortaleceu a amizade.
Para quem ainda não conhece o som da banda e deseja saber mais, a Seucelso está no Instagram (@seucelsooficial), onde postam a agenda de shows, e no Youtube (Banda Seucelso Oficial). Lá você pode conferir na íntegra o show realizado no WSF, diversos vídeos de shows e o último CD completo da banda. Sobre disponibilizar as músicas em plataformas de streaming, Fernando Medeiros garante que a ideia está no radar da banda. “Sabemos da importância dessas plataformas”, adianta e avisa: “Também estamos envolvidos com alguns projetos para o segundo semestre de 2023 e para 2024. Em breve devemos apresentar novidades”.