Dia D contra a gripe: pouco mais de 300 doses aplicadas

data 29 de abril de 2024

As vacinas contra a gripe e contra a dengue seguem disponíveis nas UBSs com sala de vacinação.

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, organizou no sábado mais um “Dia D” de vacinação contra a gripe. O objetivo foi facilitar o acesso da população às vacinas disponíveis, principalmente contra a gripe e contra a dengue.
Segundo dados da Saúde, foram aplicadas no Dia D 343 doses contra a gripe e 15 doses contra a dengue.
Desde o começo da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, em 25 de março, até agora, foram aplicadas 15.544 doses do imunizante. Já contra a dengue foram a aplicadas 3.606 doses.

Vacinação contra gripe ampliada para crianças até 12 anos
A vacina contra a gripe está liberada para crianças de seis meses até 12 anos. A vacina oferecida na rede pública de saúde é a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Vacina contra a dengue protege contra os quatro sorotipos da doença
A vacinação contra a dengue reduz o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença, e chegou como um importante aliado no combate ao vírus em países de alta prevalência de dengue. A vacina QDenga® é a tetravalente atenuada contra os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), produzida a partir de tecnologia de DNA recombinante. Dessa maneira, ela induz uma resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas sem causar a doença.
Ambas as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde com sala de vacinação.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});