Com uma boa presença de público, as Sociedades de Tiro que compõem a Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTIV) fizeram o seu tradicional desfile na manhã de ontem, na 34ª Schützenfest. A Rua Walter Marquardt foi mais uma vez o palco para o desfile da criatividade e animação dos vários grupos que participam da festa.
Como acontece todos os anos, a programação iniciou na frente do Posto Mime Matriz e seguiu até o Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe. Foram montados dois palanques para a apresentação das entidades participantes. Neste ano a festa tem um sabor ainda mais especial, pois em 1º de novembro de 2024 a cidade foi reconhecida oficialmente como a Capital Nacional dos Atiradores.
Noticias relacionadas
O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner agradeceu a todas as pessoas presentes, enaltecendo a organização do evento e a importância da manutenção da cultura e das tradições locais. “Somos um povo ordeiro e trabalhador, que respeita e valoriza as tradições e culturas de quem nos antecedeu. Estamos todos de parabéns”, destacou.
O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Alcides José Pavanello agradeceu a presença do público que compareceu para prestigiar o desfile. “Isso vem coroar todo um trabalho incansável da nossa equipe, que teve autonomia para decidir e isso é muito importante. Acredito que acertamos em 95%, mas sempre há o que melhorar”, avaliou.
Pavanello também comentou sobre o público, que a cada ano aumenta em participação. “No sábado passou de 27 mil pessoas e isso nos impressiona e até nos assusta, porque o Parque de Eventos começa a ficar pequeno para um evento dessa proporção. Mas são coisas que iremos administrar da melhor forma. O que importa é que estamos nos encaminhando para batermos os recordes das edições anteriores com qualidade em tudo o que é oferecido aos visitantes”, completou.
A jaraguaense, Raulina Reinert, acompanhada do esposo, assistiu ao desfile, que contou com a participação de seus familiares. Ela disse estar emocionada ao ver várias gerações mantendo a tradição de sua cidade natal. “É muito lindo ver meu filho, minha nora e meus netos participando. Estão todos de parabéns por manterem vivas as nossas tradições”, destacou.
As Sociedades de Tiro voltam a desfilar no próximo domingo, no mesmo local e horário. O desfile é aberto à participação de toda a população.