Descubra 5 alimentos que eliminam a gordura abdominal, segundo pesquisa

data 6 de janeiro de 2025

De acordo com os resultados, incluir alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras saudáveis na primeira refeição do dia pode ser determinante para a redução do tecido adiposo na região abdominal. Confira abaixo os cinco alimentos que lideram a lista de aliados no combate à barriguinha

Com o verão batendo à porta, muitos buscam maneiras eficazes de eliminar a gordura abdominal. Mas esse objetivo vai além da estética: a gordura acumulada na região do abdômen está associada a maiores riscos de doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde.

conforme noticiado pelo portal Terra, uma alimentação balanceada pode ser uma poderosa aliada nessa jornada. Um estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social e Preventiva (IUMSP), em parceria com o Hospital Universitário de Lausanne (CHUV), apontou que determinados alimentos consumidos no café da manhã ajudam a reduzir a gordura abdominal. A pesquisa avaliou mais de 1.300 adultos suíços, entre 18 e 75 anos, analisando seus hábitos alimentares.

De acordo com os resultados, incluir alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras saudáveis na primeira refeição do dia pode ser determinante para a redução do tecido adiposo na região abdominal. Confira abaixo os cinco alimentos que lideram a lista de aliados no combate à barriguinha:

  1. Whey Protein

A proteína em pó é excelente para prolongar a sensação de saciedade e evitar picos de glicemia. Segundo a nutricionista Marianne Fazzi, o whey possui baixo índice glicêmico, contribuindo para o controle do apetite. “O consumo regular auxilia na estabilização dos níveis de glicose, reduzindo a fome e promovendo a saciedade por mais tempo”, explica.

  1. Smoothies com frutas e vegetais

Os smoothies são combinações práticas e nutritivas que podem acelerar o metabolismo, dependendo dos ingredientes escolhidos. “Frutas e vegetais no café da manhã são ricos em fibras, o que favorece a saciedade e reduz os riscos de doenças crônicas”, orienta Marianne.

  1. Mingau de aveia

A aveia é uma fonte de fibras que auxilia no controle do colesterol e na saúde intestinal. “O mingau de aveia é uma opção que garante energia de longa duração, além de contribuir para o emagrecimento”, afirma a nutricionista. No entanto, ela ressalta que o consumo deve ser moderado para evitar efeitos indesejados, como constipação.

  1. Ovos

Versáteis e ricos em proteínas, os ovos são uma excelente escolha para o café da manhã. “Independentemente do modo de preparo, o ovo ajuda a prolongar a saciedade e evita refeições extras”, destaca Marianne. Além disso, os ovos são fontes de aminoácidos essenciais e apresentam baixo teor calórico, sendo ideais para dietas low-carb.

  1. Iogurte natural

Iogurtes naturais são ricos em proteínas e gorduras saudáveis, o que os torna grandes aliados de uma dieta equilibrada. “Prefira as versões naturais, sem açúcar e com poucos ingredientes. Assim, você garante os benefícios sem o excesso de calorias”, orienta a especialista.

Equilíbrio e acompanhamento profissional são essenciais

Além de inserir esses alimentos na rotina, Marianne reforça que o emagrecimento é um processo que exige disciplina e estratégia personalizada. “Descubra o que está sabotando sua dieta e busque um plano alimentar que se ajuste à sua rotina e objetivos. O foco deve ser na mudança de comportamento e não apenas em seguir dietas passageiras”, conclui.

Terra

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia