Denise Kampmann é apaixonada por plantas desde a infância. Natural de Joinville, tem em sua árvore genealógica várias gerações envolvidas nesse universo, já que a floricultura da família existiu por mais de 75 anos e até hoje é lembrada por moradores da região. “Eu cresci em volta das belezas da natureza e desde os 10 anos já tinha minha própria carteira de clientes, mas decidi ir além do comércio e hoje faço projetos de paisagismo convencionais e energéticos, usando meu conhecimento para trazer a cura através das plantas”, explica.
Noticias relacionadas
Devido a experiências pessoais na família, Denise passou a buscar conhecimentos que fossem alternativos à medicina tradicional, o que a levou às diversas linhas de estudo que hoje coloca em prática na sua vida pessoal e profissional. Ao longo de sua jornada profissional, precisou romper com algumas crenças limitantes para interiorizar os ensinamentos do paisagismo regenerativo, radiestesia, geobiologia, feng shui, parapsicologia e, claro, da botânica.
“Quando pensamos em nossa casa, muitas vezes damos atenção somente à estética e esquecemos de todas as interferências que o próprio solo e ambiente externo nos apresentam. Cruzamentos de água, pontos de fuga ou excesso de energia… tudo isso interfere no nosso comportamento e pode ser a causa de estresse e doenças”, diz. Durante o processo de cura da família, chegou a mudar de endereço no intuito de oferecer um ambiente mais saudável e adequado. Aliado aos demais tratamentos, isso contribuiu para a saúde plena e hoje Denise leva esse poder para quem a contrata.
O marido, Marcelo Cordeiro é seu parceiro no negócio, ficando com a parte de projetos e obras. Em sua concepção, um “jardim de cura” precisa incluir hortas, um pequeno pomar, frutas e flores comestíveis, por exemplo. Tudo isso, é claro, exige um bom espaço, mas é possível criar ambientes acolhedores em pequenos apartamentos e também em empresas e escritórios, que é a área onde pretende focar. “É comprovado que cuidar de plantas ajuda a desestressar e, em ambientes corporativos, colabora com a criatividade, produtividade e redução do estresse.”
E no intuito de difundir para o grande público todos os benefícios das plantas, Denise Kampmann corre com os preparativos para a inauguração oficial do Caminho das Flores, loja que inaugura oficialmente em meados de julho, mas que já está aberta ao público na Rua Henrique Friedmann, em Guaramirim. Lá será possível encontrar de tudo, desde temperinhos para iniciar sua horta até plantas que se desenvolvem bem em ambientes fechados, que ela considera uma carência no mercado. Com a expertise de quem trabalhou muitas décadas no ramo, ela tem conhecimento dos melhores fornecedores da região e valoriza a compra com quem é daqui pelo fato de as plantas já serem adaptadas ao nosso clima.
A Caminho das Flores contará ainda com insumos, adubos, vasos e uma assessoria completa feita pela própria Denise para que, mesmo aqueles que não possuem experiência para lidar com plantas, saiam da loja sabendo exatamente o que fazer para que sua mudinha, flor ou folhagem cresça e se desenvolva. Além, é claro, de conhecer todas as suas propriedades e a forma como elas podem tornar o ambiente melhor. Outro local para onde viaja frequentemente em busca de qualidade e variedades é Holambra, em São Paulo, conhecido por ser o maior polo produtor de flores do Brasil. “Quero entregar ao consumidor o diferencial e, ainda que não tenha a pronta entrega o que ele procura, consigo em questão de poucos dias entregar o complemento ideal para a sua decoração ou projeto de paisagismo”, reforça.
Denise salienta que tudo o que está à venda é parte do seu dia a dia e garante não só produtos de categorias superiores como também duráveis. A Caminho das Flores tem foco no varejo e, em suas palavras, “é como uma volta para casa após cinco anos longe do comércio”, mas a atuação com os projetos paisagísticos segue de maneira personalizada. “Conversamos muito com os clientes para obter um briefing detalhado. Comparo nosso processo ao de uma anamnese para compreender o que realmente desejam”, destaca.
Há pouco mais de um mês na floricultura, tudo ainda está sendo ajustado e em breve se tornará um verdadeiro encanto bem no meio do centro do pequeno município, com direito a um lago com pequenos peixes e pedras, parquinho para as crianças e toda aquela paz que somente estar em meio a tanta natureza é capaz de nos transmitir.
Denise Kampmann também adianta outra novidade: a partir do próximo mês, passa a assinar coluna quinzenal no Portal Nossa. O foco será o poder curativo das plantas, seu potencial energético e, mais abrangente, a terapia do ambiente. “Já havia assinado artigos esporádicos, mas esta é a primeira vez que assumo o compromisso com uma coluna fixa”, frisa ela, que espera contribuir com a qualidade de vida e conhecimento dos nossos leitores.
SERVIÇO
O quê: Caminho das Flores.
Quando: Abre de segunda a sexta-feira, das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 18 horas e, aos sábados, das 8h30 às 12h30.
Onde: Rua Henrique Friedemann, 395 – Centro – Guaramirim.
Informações: (47) 3204-2128 / (47) 98811-7173 / @caminhodasflores.garden