Em meio ao aumento significativo de casos de dengue no município, autoridades da saúde já observam com atenção o crescimento no número de casos de síndromes respiratórias, incluindo Covid-19 e Influenza A e B. É muito importante estar atento e distinguir entre essas doenças para adotar medidas preventivas.
Diferenças nos sintomas de Covid-19, Influenza A e B, e dengue
Embora compartilhem alguns sintomas semelhantes, como febre, tosse e fadiga, cada uma dessas doenças apresenta características distintas que podem ajudar na diferenciação:
Noticias relacionadas
Covid-19: além dos sintomas comuns, a perda de olfato e paladar é uma característica proeminente da doença. Outros sintomas incluem falta de ar, dores musculares e, em casos graves, pneumonia e dificuldade respiratória aguda. Em caso de sintomas, o paciente deve procurar uma UBS.
Influenza A e B: os sintomas da gripe, causada pelos vírus Influenza A e B, são semelhantes aos da Covid-19. Porém, geralmente apresentam um início mais súbito e podem vir acompanhados de sintomas gastrointestinais, como náuseas e vômitos. Em caso de sintomas, o paciente deve procurar uma UBS.
Dengue: enquanto a dengue é uma doença transmitida por mosquitos, seus sintomas podem, em alguns casos, ser confundidos com os de Covid-19 e Influenza. Além da febre, a dengue é caracterizada por dores intensas no corpo, dor de cabeça e erupções cutâneas. Em caso de sintomas graves, o paciente deve procurar o Centro de Atendimento Dengue, no Parque Municipal de Eventos.
Cuidados e prevenção
Vacinação: a vacinação contra a gripe (Influenza) é uma medida eficaz para reduzir o risco de complicações respiratórias.
Higiene das mãos: lavar as mãos regularmente com água e sabão ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool.
Distanciamento social: evitar aglomerações e manter o distanciamento físico de outras pessoas, especialmente em locais fechados.
Uso de máscaras: em caso de sintomas, o uso de máscaras faciais adequadas é uma medida crucial para proteger tanto o usuário quanto as pessoas ao seu redor da transmissão de vírus respiratórios.
Busca por atendimento médico: ao apresentar sintomas de doenças respiratórias ou de dengue, procure atendimento médico imediatamente.
Centro de Atendimento Dengue
Somente casos de dengue ou suspeitas da doença são atendidos no Centro de Atendimento Dengue, montado no Estande de Tiro Olímpico, no Parque Municipal de Eventos. Pessoas com sintomas gripais ou outras doenças devem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde.