Uma cena de caos se instaurou no Edifício Itamaraca, na Avenida Getúlio Vargas, centro de Chapecó na noite dessa quinta-feira (23). 15 pessoas foram resgatadas do prédio após serem intoxicadas por inalação de fumaça química, vindo da sala comercial do edifício, que passou por dedetização.
Noticias relacionadas
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o incidente ocorreu por volta das 23h12min, quando o produto químico utilizado no procedimento se dispersou em forma de gás por todo o edifício, atingindo inclusive a escada de emergência e impossibilitando a evacuação dos moradores.
As guarnições foram acionadas pela Central de Emergência e chegaram rapidamente no local com duas viaturas de resgate e duas ambulâncias, além do apoio de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Usando equipamentos de respiração autônoma, as equipes realizaram a evacuação das vítimas. Entre os resgatados estavam principalmente idosos que apresentavam sintomas como dificuldades respiratórias, tontura, ardência nos olhos e nas vias aéreas.
Das 15 pessoas retiradas, seis precisaram ser encaminhadas para atendimento médico no Hospital Regional do Oeste (HRO) e no Hospital da Unimed. Após o resgate, os bombeiros realizaram a ventilação completa do edifício, garantindo que o local estivesse seguro e habitável antes de liberar o acesso aos moradores.
Fonte: SCC10