De quanto em quanto tempo devemos fazer a revisão automotiva?

data 22 de janeiro de 2024

Fique atento para não enfrentar problemas futuros.

Geralmente, a revisão deve ser feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados — tudo depende de qual marca for atingida antes. Contudo, o prazo exato consta no manual do proprietário do veículo. Nesse material é possível encontrar todos os detalhes que dizem respeito ao modelo em questão.
Quem compra um carro novo deve ter bastante atenção às revisões obrigatórias. Elas são uma condição necessária para que o automóvel não perca a garantia de fábrica. O número de idas à concessionária varia de acordo com a montadora — informe-se o quanto antes para se planejar adequadamente.
É importante destacar ainda que, mesmo que o carro fique parado por muito tempo, é imprescindível fazer a revisão. Isso porque alguns itens, como é o caso do óleo do motor, têm prazo de validade.
Já numa situação contrária, em que o veículo é usado recorrentemente — carros de frota ou automóveis que enfrentam muita poeira e estradas esburacadas —, a visita à oficina pode ser antes de seis meses ou 10 mil quilômetros. Caberá ao motorista ficar atento aos sinais de problemas, como a trepidação nos pneus, que é indício da falta de balanceamento, por exemplo.
Além disso, há variações de peça para peça e de montadora para montadora. Veja a seguir uma lista que mostra a quilometragem estimada para fazer a revisão de cada elemento do automóvel: alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km; filtro de ar do motor, filtro de combustível e filtro de ar-condicionado a cada 15 mil km; fluído de freio e substituição das velas de ignição a cada 20 km.

Quais itens devem ser verificados na revisão de carros?
Quando a revisão é feita na concessionária, via de regra há um checklist de procedimentos que são feitos para que nada passe despercebido. Esses testes são padronizados pela montadora e devem ser executados por todos os representantes da marca. Nesse sentido, devem ser verificados:
Motor;
Embreagem;
Freios;
Câmbio;
Suspensão;
Fios;
Cabos elétricos;
Bateria;
Pneus;
Ar-condicionado;
Sistema de arrefecimento;
Filtro de ar;
Filtro de combustível;
Velas;
Iluminação (faróis e lanternas);
Radiador;
Sistema elétrico em geral (arranque, fusíveis, etc.).

Cuidados com seminovos
Antes de comprar um seminovo, é importante buscar algumas informações junto à revendedora. Verifique coisas importantes como a quilometragem rodada, quais itens já foram substituídos, quando aconteceu a última revisão, entre outros itens. E, claro, exija o manual do proprietário para que possa acompanhar as recomendações da montadora. Da Fachini Veículos você sai com todas as informações necessárias e ainda garante uma compra segura.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia