Curiosidades sobre a Páscoa que você precisa saber

data 19 de março de 2024

Saiba um pouco mais sobre as tradições mais comuns e curiosidades desta data.

A Páscoa é uma data cheia de significados, crenças e simbolismos. Além disso, sempre vemos figuras relacionadas ao tema muito presentes para manifestar a data, como o coelho, os ovos, o chocolate, os presentes e tudo o mais. Mas como será que tudo isso surgiu?
Sabia que “Páscoa” é uma tradução da palavra “pessach” (passagem, em hebraico)? Ela simboliza a celebração da tradição judaica que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A Páscoa comemorada pelos hebreus era realizada perto da época que marcava o início da primavera.
Já o significado religioso da Páscoa está relacionado ao renascimento, à ressurreição e à renovação. Essa seria uma justificativa para o ovo ser um dos principais símbolos da data, que também está ligado à vida e ao nascimento.
E por que existe o coelho da Páscoa? Existem diversas teorias sobre a origem do coelhinho e suas manifestações. Segundo alguns historiadores, acredita-se que a tradição tenha se iniciado durante a celebração do Festival de Eostre. Esses povos nórdicos homenageavam a deusa da fertilidade e da primavera, e o símbolo dessa deusa era justamente o coelho.
A partir de então, a Páscoa passou a fazer parte da vida das pessoas e alguns símbolos, como os ovos, o coelho, as flores e, depois, o chocolate ficaram muito marcantes.
Sobre esse último também não há um ponto de partida único e muitos historiadores dão versões diferentes de como o chocolate se tornou tão popular durante a Páscoa. Há quem diga que os franceses foram os primeiros a utilizar chocolate para confeccionar presentes de Páscoa, no século XIX. Trazido para a Europa pelos espanhóis, no processo inicial da confeitaria francesa os ovos de galinha eram recheados com ele após serem esvaziados. Também existia o costume de pintá-los e decorá-los à mão.
Outro ponto que também tem a ver com a tradição envolve o período da Quaresma, no qual os adeptos do cristianismo não comem carne. Em algumas épocas, essa proibição se estendeu ao ovo, o que impossibilitou o ato de presentear as pessoas queridas com ovos de galinha decorados. Para contornar essa proibição, foram feitos ovos de chocolate, daí a origem da tradição de apelo comercial.
Outra curiosidade diz respeito a como se comemora a Páscoa em outros países. Na Polônia é muito comum consumir o pão de Páscoa. No entanto, o dono da casa não pode ajudar a prepará-lo. Isso porque, segundo a tradição, se ajudar, seu bigode ficará cinza e a massa não dará certo.
Na Guatemala são feitas procissões ao longo de grandes tapetes coloridos em direção às igrejas.
As pessoas se vestem também conforme a tradição e caminham sobre imensos tapetes de flores feitos à mão.
Já na Alemanha, a Páscoa é um grande evento, tanto para comemorar o feriado como também a chegada da primavera. Os moradores fazem árvores enfeitadas com ovos de cores vibrantes e os pintam e enfeitam com papel-crepom.
Na Índia, os hindus fazem o Festival Holi para relembrar o surgimento do deus Krishna. Nessa época, a população dança, toca flautas e faz comidas especiais para receber os amigos. É comum que o dono da casa marque a testa dos convidados com um pó colorido.
Na China, comemora-se o Ching Ming, época de visitar os túmulos dos ancestrais e deixar oferendas como agradecimento, além de pedidos de proteção e prosperidade aqui na Terra.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia