Na sessão desta terça-feira, passou pela pauta da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul uma indicação que propõe a construção de um rinque de patinação artística e in line. A proposta sugere que o Executivo municipal, por meio da secretaria competente, desenvolva um projeto para viabilizar o espaço, que seria utilizado tanto para as aulas do Programa Bolsa Cultural quanto para o acesso gratuito da população em horários livres.
Segundo a autora da proposta, a modalidade de patinação artística vem crescendo na cidade desde 2018, quando foi iniciado um movimento por meio de um trabalho voluntário. Em 2023, a atividade foi incorporada ao Programa Bolsa Cultural, atendendo atualmente a 90 alunos, distribuídos em seis turmas. Contudo, a demanda continua alta, com mais de 200 pessoas na lista de espera aguardando uma oportunidade para participar.
A patinação artística abrange diversos estilos, como solo, estilo livre, dança com patins, shows e patinação de precisão. A construção do rinque permitiria, inclusive, a formação de equipes competitivas municipais. Além disso, o espaço poderá ser utilizado para aulas de patinação in line em diferentes modalidades, como street (voltado para manobras em obstáculos urbanos), patinação de velocidade, freestyle e slalom.
A justificativa da proposta destaca que a criação desse espaço não só contribuiria para o desenvolvimento de talentos locais, mas também proporcionaria lazer e acesso gratuito a toda a população em horários destinados ao uso público. A indicação foi enviada ao Executivo para ciência da demanda.