Na tarde da última segunda-feira, o Conselho Estadual de Educação (CEE) prestou uma homenagem ao professor Holando Marcellino Gonçalves (in memorian), patrono da escola da rede estadual de ensino que leva seu nome, com o Diploma Mérito Educacional.
A outorga, entregue aos familiares do professor e concedida a educadores pelos relevantes serviços prestados à educação de Santa Catarina, teve indicação feita pela Conselheira do CEE/SC, professora Elizabete Terezinha Piotto Kitamura.
Em seu discurso, Elizabete enalteceu a história de vida do professor Holando, como é carinhosamente lembrado, e sua incrível competência profissional na educação. Relembrou, também, a época em que conseguiu a doação de um terreno no bairro Ilha da Figueira para a construção de uma escola, a qual teve o nome escolhido pela comunidade em votação secreta, em que foram apresentados nomes de pessoas conhecidas ligadas à educação e atuantes na sociedade local. “Na apuração, para surpresa de todos, o nome do professor Holando Marcellino Gonçalves, que não era candidato, foi o escolhido com 81 votos contra um de um dos outros candidatos”, contou.
Ela ainda reforçou que o professor Holando sempre buscou e teve o apoio da comunidade. Em contrapartida trabalhava incansavelmente para a melhoria da escola. Ele faleceu no dia 16 de março de 2015, aos 89 anos, deixando um incrível legado na educação de Jaraguá do Sul e de Santa Catarina.
“Ficam as lembranças e as inúmeras lições para milhares de alunos e profissionais da educação com sua frase ‘Só com educação e cultura conseguiremos mudança’, que serve de estímulo até hoje”, finalizou Elizabete.
A homenagem, conduzida pelo presidente do CEE, Osvaldir Ramos, contou com a presença da vice-presidente do CEE, Simone Schramm; da secretária adjunta de educação de SC, Patrícia Lueders; conselheiros e conselheiras do CEE e familiares do professor Holando.