A reunião plenária do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) aprovou ontem o calendário para elaboração do Plano de Cultura de Jaraguá do Sul 2025-2035. A primeira etapa segue até 12 de maio, por meio de um canal de pesquisa para a construção do documento. “O que temos? O que queremos?” são as perguntas que norteiam o estudo. As respostas fundamentarão o plano, com prazo de entrega previsto para julho.
A comissão de trabalho foi definida em quatro de abril, também durante reunião plenária do conselho. Ela será responsável pela elaboração, apreciação e aprovação do documento. De acordo com o diretor de cultura, Antônio Marcos da Silva (Déga), a manutenção e atualização do Plano de Cultura atende a uma exigência legal, necessária para que, entre outras situações, os municípios pleiteiem verbas estaduais e federais destinadas especificamente ao setor.
Ao todo serão seis etapas: cinco dedicadas à construção e elaboração do plano, e uma para sua apresentação. Na primeira fase, a comunidade poderá participar enviando sugestões para o e-mail cultura@jaraguadosul.sc.gov.br. As contribuições serão discutidas em reuniões ampliadas com agentes culturais no dia 20 de maio. A terceira etapa, no dia seguinte, envolverá os integrantes da comissão que, a partir dos anseios da comunidade e dos agentes culturais, estabelecerão metas e ações.
O resultado desse trabalho será apresentado em uma segunda reunião ampliada, em 16 de junho, para eventuais ajustes. Os integrantes do Concultura farão a apresentação e aprovação final do plano no dia 24 de junho. Por fim, em 11 de julho, o documento será exposto em um fórum.