Conheça os benefícios da pitaya

data 25 de abril de 2023

A fruta de origem americana vem deslumbrando o mundo com seu sabor e aparência exótica. Apesar do exterior folhudo e seco, seu interior abriga uma polpa saborosa e nutritiva.

Nativa de regiões da América Central, a pitaya apresenta inúmeras qualidades, sendo crescente a sua procura e também os estudos dos seus benefícios. Existem três variedades da fruta: a vermelha com polpa branca, vermelha com polpa rosa e a amarela com polpa branca. Entenda agora um pouco mais sobre essa elas.

 

Benefícios da pitaya para o emagrecimento

Será que a pitaya emagrece? Ela apresenta aproximadamente 11 gramas de fibras a cada 100 gramas da fruta in natura. Por ser um alimento rico em fibras, estabiliza o nível de açúcar no sangue e auxilia o intestino, regulando-o. Os alimentos fonte de fibras ajudam na saciedade, conseguindo controlar o apetite e ajudando na eliminação da gordura do corpo. Outro fator importante é a presença da tiramina, que ativa o Glucagon e estimula o corpo a utilizar as reservas de gorduras.

 

Benefícios da pitaya para a digestão

Por conta da grande quantidade de fibras, ajuda nos movimentos intestinais, facilitando a passagem através do trato digestivo. Os oligossacarídeos presentes na pitaya aumentam a produção de probióticos que ajudam na digestão e no tratamento de infecções intestinais. A pitaya também possui alto teor de água, que está envolvida em processos vitais do nosso corpo, tais como digestão, absorção de nutrientes, melhora da filtração renal e hidratação. Além disso, a água presente na fruta é altamente nutritiva, pois possui vitaminas e minerais.

 

Benefícios da pitaya para o colesterol

As sementes da pitaya são ricas em ácido linoleico (gorduras boas), um suave laxante que e reduz os níveis de colesterol total e LDL em humanos por inibir a absorção do colesterol no intestino. O óleo de semente de pitaya tem nível elevado de lipídeos funcionais (maior que o da linhaça) e pode ser utilizado como uma nova fonte de óleo essencial.

 

Benefícios da pitaya para diabetes

O consumo de pitaya ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Ela também auxilia na inibição dos picos de açúcar que acontecem depois de comer alimentos com alto índice glicêmico. Em Taiwan, diabéticos substituem o arroz pela pitaya como fonte de fibras, mostrando o benefício na prevenção de problemas associados à diabetes.

 

Benefícios da pitaya para a saúde cardiovascular

A pitaya funciona como tônico cardíaco, ajustando a pressão arterial e ajudando na redução de riscos de desenvolver doenças cardíacas e de pressão alta. A pitaya vermelha é uma ótima fonte de gorduras mono saturadas, ajudando o coração a se manter em boas condições.

 

Benefícios da pitaya para o sistema imunológico

A pitaya é rica em licopeno, tem níveis elevados de vitamina C e outras substâncias antioxidantes (betalaina, betaxantinas e betacianinas) que são associadas à redução de doenças crônicas degenerativas e combate ao envelhecimento pelo fato desses compostos serem capazes de diminuir a concentração de radicais livres (componentes que causam danos celulares).

 

Quando consumir pitaya?

A pitaya, assim como as outras frutas, deve fazer parte da rotina alimentar, devendo ser incluída com frequência nas refeições. A recomendação do consumo de frutas seria de três a cinco porções no dia, devendo ser variadas para atingir a recomendação de vitaminas, minerais e fibras diárias. Lembre-se de procurar um nutricionista. Ele poderá ajudar você a entender melhor como funciona a inserção desta fruta na dieta, bem como a quantidade a ser ingerida, pois não é por que frutas trazem inúmeros benefícios que devemos exagerar na dosagem.

Veja também

2025 © Meu Personalyt