Você já ouviu falar na dieta do ovo? Essa estratégia alimentar se popularizou ao prometer a eliminação de mais de dez quilos em duas semanas. A dúvida que fica é: essa alternativa de emagrecimento funciona? Entenda!
Noticias relacionadas
O nutricionista esportivo Fernando Castro explicou ao Metrópoles que a dieta do ovo funciona ao restringir calorias e carboidratos, promovendo uma perda de peso rápida.
Ricos em proteínas, os ovos garantem a sensação de saciedade.
“Apesar do nome, a dieta do ovo não se baseia exclusivamente no consumo de ovos, o que é um ponto positivo. Ela inclui outros alimentos, como verduras e proteínas magras”, esclarece Fernando.
“A perda de peso associada a essa dieta ocorre, na verdade, pela restrição calórica, independentemente dos tipos de alimentos consumidos”, explica o nutricionista.
Dieta se popularizou por suporta perda de peso rápida
A dieta do ovo ficou conhecida ao prometer a perda de mais de dez quilos em duas semanas. Fernando considera, no entanto, que a promessa é exagerada e irresponsável.
“A perda de peso depende de diversos fatores, como a quantidade de calorias ingeridas, a necessidade calórica individual, o gasto energético diário e as condições de saúde da pessoa”, comenta o especialista.
“É importante lembrar que cada organismo reage de forma diferente, e resultados tão rápidos podem não ser saudáveis ou sustentáveis a longo prazo”, ressalta Fernando Castro.
Já a nutricionista esportiva Rayanne Marques observa que, embora a dieta possa ser eficaz no curto prazo, devido à severa restrição calórica, não é uma solução sustentável.“Dietas tão restritivas geralmente não promovem uma reeducação alimentar adequada, o que pode levar ao efeito sanfona — recuperação rápida do peso perdido ao retomar hábitos alimentares normais”, destaca Rayanne.Segundo os especialistas, o consumo excessivo de ovos também pode ser um problema.Rayanne recomenda que as pessoas não comam mais de três ovos por dia. “Centrar a alimentação apenas em ovos pode provocar a elevação dos níveis de colesterol em algumas pessoas, além de limitar a variedade de nutrientes ingeridos”, alerta.O que pode comer na dieta do ovo