Um vídeo gravado pelo padre Fábio de Melo chamou atenção nas redes sociais e terminou com a demissão do gerente de uma cafeteria da rede Havanna em um shopping de Joinville, em Santa Catarina. No relato, o religioso compartilhou uma situação desconfortável que viveu na loja e criticou a forma como foi tratado ao tentar comprar dois potes de doce de leite. As informações são do portal NSC.
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Segundo o padre, o valor cobrado no caixa era superior ao anunciado nas prateleiras. Ao questionar a diferença, ele afirma ter sido tratado com prepotência e arrogância por parte do gerente.
“Muito educadamente eu disse à moça do caixa que a soma estava errada. Aí ela ficou assim, foi lá, viu e disse ‘não, lá está errado’. Nisso, o gerente se adiantou, extremamente deselegante, afirmando que ‘o preço está errado, se quiser levar, o preço certo é este'”, contou o padre no vídeo publicado.
Fábio de Mello ainda explicou que o objetivo do vídeo não era expor a empresa, mas refletir sobre o comportamento de quem trabalha com atendimento ao público. “Eu falei pra moça:
‘Olha, eu não vou criar caso, porque não vim aqui pra isso, mas só para lembrar, quando um preço está especificado, o estabelecimento comercial tem que honrar aquele preço que está anunciado, mesmo que ele esteja errado. Não é o gerente do estabelecimento que decide quanto vai ser cobrado ou não. Se eu quisesse criar caso, não faria isso, eu teria chamado alguém que representasse os meus direitos e teriam que vender pelo preço que estava lá. O que mais me assusta é a prepotência”, afirmou.
A Havanna Brasil se manifestou por meio de nota à imprensa, lamentando o episódio. A empresa reconheceu que a conduta descrita pelo padre “não condiz com os padrões de atendimento adotados pela marca”. A loja de Joinville, segundo a rede, foi recentemente inaugurada e, após o ocorrido, passou por reorientação.
“A unidade já procurou o padre para um pedido formal de desculpas e outras tratativas estão sendo feitas de forma privada”, informou a Havanna, que também confirmou o desligamento do gerente envolvido na situação.
A empresa reforçou seu compromisso com o Código de Defesa do Consumidor, especialmente no que diz respeito à correta precificação dos produtos.
De acordo com a legislação, os preços devem ser exibidos de forma clara e visível. Quando houver divergência de valores, o consumidor tem direito a pagar o menor preço anunciado, mesmo que o erro tenha sido do estabelecimento.