Confirmado primeiro óbito relacionado à influenza em Jaraguá do Sul

data 24 de maio de 2024

Trata-se de um homem na faixa etária entre 70 e 79 anos.

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que recebeu a confirmação do primeiro óbito de 2024 relacionado à influenza (A). Trata-se de um homem na faixa etária dos 70 aos 79 anos. O paciente foi a óbito no dia 21 de maio. O caso de Influenza A foi confirmado através de exame do Laboratório Central de Saúde Pública de SC (Lacen).

Sintomas
Os sintomas da gripe causada pelos vírus influenza apresentam um início mais súbito. O paciente pode apresentar febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. Em caso de sintomas que possam indicar influenza, a recomendação é procurar uma UBS.

Vacinação liberada para o público em geral
A vacina contra a gripe segue liberada para o público em geral, a partir dos seis meses. O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e casos graves causados pela doença. A cobertura vacinal em Jaraguá do Sul está em 38% para os grupos prioritários. Foram aplicadas até agora 25.428 doses (público em geral).

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde alerta para a importância de se vacinar o quanto antes, evitando casos graves, hospitalizações e mortes por gripe. Importante ressaltar que crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});