Como está o seu porto seguro?
Noticias relacionadas
Olá, queridos leitores, espero que esteja tudo bem com vocês. Recentemente, numa sessão, ao ser abordada uma situação de grande dificuldade, ouvi a seguinte frase: “só queria sair dali e ir para casa”. O que me fez perguntar: “por qual motivo você gostaria de ir para casa”? A devolutiva foi “porque lá encontro abrigo, proteção e amor”.
A resposta me fez refletir e gostaria de compartilhar com vocês. Sabemos que a vida tem seus altos e baixos e a maior parte das situações não estão sob nosso controle. Quanto mais rápido compreendermos e aceitarmos isso, melhor. Sendo assim, em alguns momentos podemos nos deparar com situações verdadeiramente desafiadoras que chegam de surpresa. Pensando nisso, como está o seu porto seguro?
Um porto seguro quase sempre nos remete a essas três questões: abrigo, proteção e amor. Vamos juntos analisar esses três tópicos.
Abrigo: nos lembra um lugar seguro que nos protege das intempéries do clima, algo a ser construído que precisa proteger e representar você. Nessa construção é empregado muito esforço e tempo. Um abrigo pode ser uma casa, uma pessoa ou você mesmo.
Proteção: precisamos de proteção quando nos sentimos frágeis e vulneráveis. Quando nossas forças já não são suficientes, a quem podemos recorrer? Nesse aspecto, podemos refletir sobre as nossas escolhas em relação a quem queremos ter por perto e em quem podemos confiar. É necessário tempo e experiências para nos sentirmos protegidos, compreendidos e não julgados por alguém. Também diz muito sobre o autoconhecimento identificar os motivos pelos quais nos conectamos com alguém. A sua rede de apoio fornece o que você precisa nos momentos delicados e vulneráveis?
Amor: é algo intrínseco à nossa existência, deixa a vida mais leve e feliz. Aqui nos referimos ao amor das relações entre duas pessoas, deixando o amor romântico dos poetas de lado, onde o “viveram felizes para sempre” existe. O amor é uma escolha, pode começar de muitas maneiras e não tem uma cartilha ou fórmula certa. Decidimos amar a pessoa com quem nos relacionamos todos os dias, escolhemos conviver com seus defeitos e trejeitos, aprendemos a admirar cada vez mais características que muitas vezes gostaríamos que tivéssemos e, assim, a vida segue. Se na balança essa relação traz mais benefícios, tudo bem. Caso contrário, é melhor repensar.
Embora neste texto tenha evidenciado o porto seguro como uma casa ou alguém, você pode encontrar refúgio na sua família, amigos, espiritualidade, autoconhecimento ou em outros lugares. Depende muito de como está estabelecendo a sua vida.
Sobre tudo isso o abrigo é construído e cada aspecto depende de nós. Que a vida invariavelmente nos pregará peças, isso é certo, mas ter uma rede de apoio nos fornecendo abrigo, proteção e amor dependerá de nós. Se você não se sente seguro para construir sozinho o seu abrigo, conte comigo nessa jornada!