Coluna ‘Chateando’ com Emílio Da Silva Neto

data 14 de julho de 2023

Só para refletir, não precisa concordar!

1. O DIABO ESTÁ À SOLTA
Conversando com o meu Orientador de Doutorado, Prof. Dr. Neri Dos Santos, duas vezes Secretário de Estado SC e Doutor pela Sorbonne de Paris, sobre a bagunça pelo mundo, ele naturalmente, culpou a ação do diabo, pois nada nesta confusão toda faz alguma lógica. Três exemplos: a Rússia, o maior país do mundo, com 11 fusos horários quer terras da Ucrânia. Por que ? A França aumentou a idade mínima da aposentadoria de 62 para 64 anos e a quebradeira nas ruas foi enorme. Precisava tanto por tão pouco ? O presidente brasileiro diz que a Venezuela é uma democracia relativa. Relativa, em relação a que ? O que é, afinal, então, uma democracia ? Enfim, o que eu acho: enquanto construir algo demanda muito tempo e energia, destruir o que está construído (e funciona) é muito fácil e rápido. Mas, o mais importante: dá notoriedade aos vagabundos, pois a imprensa onipresente os considera ídolos da modernidade. Pena !!! … oh, diabo, empresta suas labaredas ?!?

O que é o Estoicismo e como ele pode agregar à sua vida

2. ESTOICISMO
Dentro da mesma linha, o diabo está virando o mundo do avesso, ou seja, enquanto no primeiro mundo uma flatulência causa um terremoto social, no terceiro mundo as mentiras governamentais grassam e quase todos fazem de conta que nada cheira mal, nem barulha. Recorrendo ao academismo, eis que eu lembro do estoicismo, doutrina filosófica surgida na Grécia Antiga, que preza a limitação do foco somente àquilo que pode ser controlado pela própria pessoa, desprezando tudo o mais. Mas, espera aí !!! Não nos esqueçamos de que as bobagens de nossos representantes lá no planalto central podem ser interrompidas pelo poder do nosso voto, de bem longe, ou seja, daqui. E, ainda, com as conexões virtuais, eles de lá estão aqui e nós daqui estamos lá, um cheirando as fuças e os traseiros dos outros. Ou seja, é maldade ser estóico !!!

3. COMO SE CHAMA O ENTENDIDO DE CACHAÇA?
Oh, Moa, me diz uma coisa: se o expert em vinho tem o pomposo nome de “Sommelier” e o em cerveja de “Mestre Cervejeiro”, bem como em alemão, “Biermeister” ou “Braumeister”, como você chama – usando o seu repertório e profundo conhecimento sobre o assunto – o “cobrão em cachaça” ? Há adjetivos nobres como “cachacista”, “cachacier” ou sommelier de cachaça. Mas, que tal … “Cu de Cana” ? rsrs …

Onde assistir aos filmes de Rambo? - Olhar Digital

4. QUEM CHATEIA, APANHA MUITO
Vale lembrar o “filósofo” Silvester Stallone, o inesquecível Rambo, que disse: “nem eu, nem você, nem ninguém vai bater tão forte quanto a vida. Mas a questão não é o quão forte você bate, mas sim o quanto você aguenta apanhar e continuar seguindo em frente. Sim, o que vale, é o quanto você resiste e continua seguindo adiante”. OK, Rambo, mas, também, quem vive só para agradar os outros, acaba sendo um colecionador de arrependimentos. Em resumo, às vezes é preciso coragem para falar. Outras vezes é preciso ainda mais coragem para não dizer nada.

5. DÁ-LHE MI-MI-MI E … BEM FEITO (!!!), A CONTRAPARTIDA
Essa recebi do meu compadre Chico Evangelista Vieira, que mora há mais de 40 anos nos Estados Unidos: “se o sítio do Pica-Pau Amarelo fosse criado, hoje, a tia Anastácia não seria a empregada doméstica, o Narizinho não teria este nome pois seria bullying, o Saci Pererê seria branco, o Visconde e a Emília seriam bonecos sem gêneros, o Rabico e a Cuca seriam levados pelo IBAMA e o Sítio seria invadido pelo MST”. Bons tempos aqueles do Monteiro Lobato (1920-1947), meu autor preferido, de quem li, dos 10 aos 15 anos, toda a coleção de livros dele voltados à infância. E os tenho, ainda, nas minhas prateleiras atuais, até como símbolo de um tempo em que os pais, em vez de proteger os filhos da vida … os preparavam !!! E assim criei os meus dois … com muito orgulho, Engenheiros como o pai !!! Afinal, a Engenharia é uma profissão regida 90% pela razão e 10% pela emoção !!!

Foto

6. TREM DISPUTANDO ESPAÇOS EM JS
Lembrando da sigla da moda (ESG), todo empreendimento tem que ser sustentável em termos ambientais, comunitários e gerenciais. Ou seja, toda empresa ou atividade tem que respeitar o meio ambiente, colaborar em iniciativas sócio voluntárias e ser transparente (sem muros intransponíveis). Mas, então: o que a rede ferroviária passando pelo coração de Jaraguá do Sul traz de positivo para nós ? Colocando em risco veículos e pessoas, importunando o trânsito, buzinando antes e depois de cada passagem de nível e barulhando a cidade, vale a pergunta: e o que traz de benefício à cidade como compensação ? Eu, particularmente, não enxergo nada. Ou estou cego, surdo e mudo ? Olhem só: até para um supermercado novo se instalar na cidade, deve haver uma reunião com a vizinhança para a avaliação do impacto da construção, funcionamento e mobilidade na vida no entorno. Sim, sabe-se que a rede ferroviária é anterior à cidade. Mas, como não dá para mudar a cidade de lugar, só sobra reclamar do trem. Mas, espera aí !!! O amigo Luiz Negri estava com um projeto para transformar o corredor ferroviário em um boulevard. Como está isto, cara ?!? Desistiu ?!? Enfim, precisamos transformar o limão (o “azedume” do trem) em limonada, não aumentando o custo do transporte ferroviário mediante caríssimos desvios alternativos, mas, sim, como na Alemanha, apenas construindo pequenos túneis ou viadutos, bem como painéis laterais com isolamento acústico, para o trem seguir seu rumo sem incomodar “deus e o (nosso) mundo”.

7. POR QUE AMIGOS?
Parafraseando o poeta Fernando Pessoa, eis o meu testemunho de agradecimento aos meus (poucos) amigos (que mal enchem duas mãos): alguns “uns diabos”, outros uns “santos”, todos foram escolhidos não pela cor da pele, mas pela pupila com brilho questionador e tonalidade inquietante. Também, pela cara limpa e alma exposta. Não só pelo ombro ou colo, mas, principalmente, pela sua alegria, pois amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Enfim, meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade, sem risos previsíveis, nem choros piedosos, fazendo da realidade a sua fonte de aprendizagem e lutando para que a fantasia não desapareça. Pôrra, Emilinho seu Chato de Galocha, chega !!! Não, não, deixa eu terminar: quero amigos, metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa. E para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril … eita !!!

8. DEI-ME SERENIDADE, POIS PAZ É (BEM) MAIS DIFÍCIL
Existe uma chamada “Oração da Serenidade”. Ei-la: “concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras”. Essa oração é repetida nos encontros de Grupos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos ao redor do mundo. Ela tem um ensinamento profundo sobre o que podemos e não podemos controlar na nossa vida. Assim, Emilinho, consegues controlar a tua língua linguaruda ?!? … vá, vá …

10 melhores atrações para famílias em Camboriú - O que fazer em Balneário  Camboriú para se divertir com as crianças? - Go Guides

9. BALNEÁRIO CAMBORIÚ, DE “DUBAI” A “LUXEMBURGO”?
O Emilinho vive cutucando a praia dos enricados de Jaraguá do Sul. Deve ser inveja, só pode ser … rsrsrs … pois bem … dizem que há um o novo slogan (ou apelido ?!?) para Balneário Camboriú: não mais “a Dubai do Brasil”, mas, sim, “a Luxemburgo do Brasil”. Mas, isto é vantagem ? Quem é mais charmosa das duas cidades , hem ?!? Mas, vamos lá … o que importa é que BC implantou tarifa zero para o transporte público, seguindo o exemplo do país mais rico per capita do mundo. Agora, a terra dos arranha-céus, estará subsidiando, pelos impostos (pagos pelos endinheirados), o transporte público. É o céu, não ?!? não só ajudará todos aqueles que trabalham (para aqueles que quase não precisam mais trabalhar), como reduzirá drasticamente os congestionamentos nos horários de pico (principalmente, nas temporadas), algo sem outra solução pela falta de espaço para ampliar ruas e avenidas. Demorou, né ?!? Ah, quase ia esquecendo a pergunta que não quer calar: os “tufudos” (em R$) trocarão, em seus desfiles pela Avenida Atlântica, seus bólidos quase bilionários por um simples “Marco Polo”, marca que homenageia aquele veneziano que correu mundo … de barco ?!?

10. PITÁGORAS
Sempre me pergunto o que escolher entre duas dores: a da disciplina ou a do arrependimento ? Porém, nunca me esqueço de Pitágoras, nascido na ilha grega de Samos, em 570 a.C., matemático, astrônomo, músico, literato e filósofo: “nenhum homem é livre se não puder se controlar” … portanto, seguuuraaa peããão !!!

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia