Coluna 𝕰𝖒𝖎𝖑𝖎NHO CHATEANDO #3

data 26 de novembro de 2024

Coisas boas e ruins, reflexões, indagações, dúvidas, toques sutis, elogios, críticas, comentários, cutucos, beliscos, provocadas, caneladas, cobras e lagartos, cafunés e chutes, tapas e beijos, afagos e pontapés … de tudo um pouco (e muito mais !!!).

O “TÓI” RETORNOU-ME UMA LIGAÇÃO TELFÔNICA DE 20 DIAS

Pois, então: depois d’eu esperar uns 20 dias (afinal, agora ele está cada vez mais político, isto é, não tão rápido como quando era “mero” empresário e, depois, candidato), o Deputado Estadual, ex-Prefeito de Jaraguá do Sul, ANTÍDIO ALEIXO LUNELLI, o nosso folclórico “Tói Xacramentooo”, me retornou por whatsapp, neste sábado, 24.11.24 (iiixxx, data com dois números “wokes”), blasfemando: “estou na roça, homem !!!”.

Na realidade, ele, agora Secretário da Agricultura de SC, estava na boléia de um caminhão de esterco, distribuindo-o (sem fechar o nariz) pelo campo, lotado de gado, em torno de seu frigorífico, em Ibema/PR, de nome ITAPOCU, homenagem ao nosso Vale do Itapocu e, provavelmente, engraçado (chulo ?!?) para quem achar que “ita” (“pedra” em tupi-guarani) + “pocu” signifique “pedra que tapô/tapou o cu” … rsrsrs …

Mas, enfim, ele me ligou e falamos, em 14’, de três assuntos.

Vamos lá:

O“TÓI” E SEU LEGADO PÓS OCTACÍLIO E DUWE

Vale parabenizar o ANTÍDIO LUNELLI, o nosso “Tói Xacramento”, por recolocar fortemente Jaraguá do Sul no mapa político de Santa Catarina. Sim, nascido em Corupá, ele é um “jaraguassulense” (este o gentílico correto da nossa cidade, gente (!!!), pois jaraguaense é quem nasce em Jaraguá/GO), que, com sua ampla capilaridade midiática e física (onipresente, de lutos a festas), tem feito muitos catarinenses ficarem curiosos sobre a nossa pujante “Heimat”. Dois anteriores foram Octacílio Pedro Ramos e Ademar Duwe.

Octacílio, natural de Joinville, realizou os estudos fundamental e médio (nos Colégios Abdon Batista e São Luís), ficando por aqui em Jaraguá do Sul. Foi gerente de banco, jogador do Baependi, árbitro de futebol, vereador, prefeito municipal, deputado estadual (04 vezes) e conselheiro e presidente do Tribunal de Contas de SC.

O Octacílio veio algumas vezes à minha casa (a 200 passos da Catedral Metropolitana de Floripa), para falar com o meu pai, também Emílio, Advogado tributarista, irmão do Eggon (da WEG), e só detonavam os rolos do judiciário, já naqueles tempos com sintomas de prepotência “crônica” (ou “aguda” ?!? … os médicos que opinem !!!).

Ademar Frederico Duwe, deputado estadual (02 vezes), secretário de estado (04 vezes), candidato a senador, vice-prefeito, presidente do Conselho de Administração da CELESC, presidente do Programa Nacional de Saneamento de Águas Residuais em SC e um dos idealizadores da Schützenfest.

O Duwe, certa vez, queimou o meu pai, de raiva: “para que uma segunda ponte em Florianópolis, para ligar o nada a coisa alguma ?!?” … o meu pai (manezinho por adoção) quase pulou em cima do cara. Não o fez, mas lhe disse olho no olho: nimm in den Arsch (vai tomar no …) !!!

“EXCELÊNCIA NO TRABALHO” DE VOLTA À 101.3 ?

Os meus pod casts diários sobre “Excelência no Trabalho”, hoje na Rede OCP (e, ainda, FaceBook, Instagram, LinkedIn e YouTube, no “emiliodsneto”), e já chegando a 1.600 edições, poderão voltar à Rádio Jaraguá 101.3, onde começaram em 2017 e foram interrompidas (xacramentooo !!!) em 2021, sem uma mísera explicação plausível (aliás, não encontraram, a não ser o meu jeitão exigente em “Excelência no Trabalho” … ).

Afinal, lá não estavam mais, no dia a dia, “pondo os pingos nos is”, os donos da Rádio Jaraguá, aqueles visionários que apoiavam a missão do 𝕰𝖒𝖎́𝖑𝖎𝖔 𝕯𝖆 𝕾𝖎𝖑𝖛𝖆 𝕹𝖊𝖙𝖔: de início, o Wandér Weege, depois o Cássio Gonçalves e, atualmente, o “Tói” (Antídio Lunelli).

Mas que missão é esta, seu “chato” ? é a de, gratuitamente (sem nada ganhar em R$), incentivar a qualidade no trabalho, através de mensagens radiofônicas diárias flash (1’10”), inseridas nos jornais matutinos, ouvidas a caminho da empresa, no rádio do carro. Afinal, não atrapalham nada no trânsito transtornante dos picos de horário, pois dirige-se com olhos e mãos, não com ouvidos.

“SINDACO” DE BARRA BEACH ?

Sobre o meu projeto político de ser o “Síndaco” (“Prefeito” em italiano) de Barra Beach, em 2028, contarei com algum apoio do “Tói Xacramento”, pois ele considera a cidade de Barra Velha uma esculhambação em gestão pública e que merece, quem sabe, este “manezinho da ilha” (de Florianópolis) lapidado em “terras do trabalho” (Alemanha e Jaraguá do Sul).

Se será aceito e/ou se dará certo (mesmo com seu passado glorioso de aluno laureado, professor reconhecido, engenheiro de qualidade, alto executivo de multinacional brasileira e industrial de sucesso), vale lembrar que o único jaraguassulense, Prefeito de Barra Velha, o admirável Samir Mattar, se deu mal em sua boa intenção: face a um nojento complô, foi deposto e acabou preso. Eita, “chiqueiro” que é a política !!! … aliás, por isso que um candidato jaraguassulense a Prefeito de Itajaí, nesta última e recente eleição, mesmo que em último lugar, ainda assim, vai ser brindado com uma Secretaria de Estado “penduricalha”… êpa, Emilinho, seu chato, calma !!! … não  seria só porque “Jorg-inho” rima com “bonz-inho” ?   

No mais, se não se chateou tanto, aguentando-me,

logo mais, este discípulo do ENÉAS (o “Chato Mor”), voltará  com mais “pitacos” …

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia