O colesterol é uma gordura essencial para a vida. Ele é responsável pelas membranas que envolvem as células, auxilia nos processos de metabolismo, no crescimento e regeneração celular e, além de estar presente no sangue e em todos os tecidos, ainda colabora com a produção dos hormônios sexuais e do cortisol.
Mas precisamos saber que há dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. O colesterol bom, chamado de HDL, protege o organismo, recolhendo a gordura depositada nos vasos sanguíneos para ser eliminada pelo fígado. Já o colesterol ruim, chamado de LDL, quando em excesso pode provocar o entupimento das artérias e problemas cardiovasculares como infartos e derrames.
Para nosso organismo funcionar bem, precisa haver equilíbrio entre os dois tipos de colesterol. O excesso de LDL gera o acúmulo de placas de gordura nas artérias, aumentando as chances de problemas cardiovasculares.
O principal determinante do colesterol é genético. Uma pessoa pode ter uma dieta rica em gorduras e o nível de colesterol ruim no sangue ser baixo porque seu fígado consegue eliminar o excesso. Por outro lado, alguém com uma dieta equilibrada pode ter os níveis altos porque o organismo não é capaz de eliminar tão bem as gorduras.
Há alimentos que além de combaterem o colesterol ruim, colaboram para aumentar os níveis do bom:
Uva vermelha: possui uma grande quantidade de antioxidante que ajuda a elevar o HDL.
Azeite de oliva extra virgem: eleva o HDL e ainda ajuda a baixar o colesterol ruim. É altamente benéfico por ser anti-inflamatório.
Soja: rica em isoflavonas, que inibem a aterosclerose.
Peixes como salmão, atum e sardinha: são ricos em ômega 3, que eleva os níveis de HDL, mantendo a saúde do coração.
Abacate: assim como o azeite, o abacate evita a deposição de colesterol ruim nas artérias.
Pesquise, pois existem muitos outros alimentos que ajudam a elevar o HDL e a baixar o LDL.
Consulte seu médico, faça uma alimentação balanceada e exercícios físicos. Mantenha o controle dos níveis de colesterol e tenha uma vida livre de problemas cardiovasculares.