Cobra mais venenosa do Brasil é encontrada em motel de Jaraguá do Sul

data 16 de abril de 2025

Segundo dados do Ministério da Saúde, a jararacuçu está entre as cobras mais perigosas do país. Em 2022, essa espécie foi responsável por cerca de 69,3% dos acidentes envolvendo serpentes no Brasil

Uma ocorrência inusitada mobilizou a equipe da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), em Jaraguá do Sul. Uma jararacuçu — uma das serpentes mais venenosas do Brasil — foi encontrada na garagem de um dos quartos de um motel na cidade.

O biólogo Gilberto Ademar Duwe foi quem realizou o resgate, registrando tudo em vídeo. Durante a ação, ele aproveitou para fazer uma piada sobre a situação: “Imagina a pessoa chegando no motel, sai do carro e dá de cara com uma jararaca. Ia ser um baita susto”, comentou, em tom descontraído.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a jararacuçu está entre as cobras mais perigosas do país. Em 2022, essa espécie foi responsável por cerca de 69,3% dos acidentes envolvendo serpentes no Brasil.

Apesar do perigo, especialistas reforçam a importância de preservar esses animais, que têm papel essencial no equilíbrio ambiental, principalmente no controle de pragas. Além disso, o veneno da jararaca é utilizado na produção de medicamentos para tratar doenças cardíacas e do sistema circulatório, conforme destaca o Governo Federal.

A Fujama orienta que, ao encontrar uma serpente, a população evite qualquer tentativa de capturá-la ou matá-la. O correto é acionar os órgãos competentes, como a própria Fundação ou o Corpo de Bombeiros. Vale lembrar que matar animais silvestres é crime ambiental, passível de multa e detenção.

Veja também

2025 © Meu Personalyt