Cobra com barriga ‘estufada’ de sapo é capturada em Jaraguá do Sul

data 31 de maio de 2024

Espécie de cobra resgatada pode se assemelhar a jararacas e cascavéis

Cobra-cipó faz estrago em bar de casa e morde biólogo durante resgate em SC – Foto: @biologo.christian/Reprodução/ND

Uma cobra da espécie boipeva (Xenodon merremi), que não possui peçonha, foi resgatada em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, logo após devorar um sapo.

Ainda com a barriga estufada, a serpente foi capturada pelo biólogo Christian Raboch Lempeck e solta em uma área de mata. “Estava bem estufada, com o bucho bem cheio. Tinha até dificuldade para se locomover”, contou o biólogo.

Saiba mais sobre a cobra boipeva

Conhecida como boipeva, ela possui coloração amarelada, que pode variar dependendo da localidade. Suas escamas apresentam desenhos que lembram os das jararacas e das cascavéis, confundindo possíveis predadores.

Alimenta-se basicamente de sapos, pois não é peçonhenta nem realiza constrição (ato de se enrodilhar em torno da presa, matando-a por asfixia). Apesar de não ser venenosa, é relativamente agressiva e pode desferir botes e morder.

Na semana anterior, o biólogo também resgatou uma cobra-cipó “nervosinha”, que invadiu uma casa na cidade e causou um estrago no barzinho da residência. Ele chegou a ser picado pela serpente.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia