Clínica NeuroVoz: Um espaço de acolhimento e saúde

data 22 de outubro de 2024

Clínica oferece ampla gama de terapias, promovendo tratamento multidisciplinar para portadores de transtornos e dificuldades. Além disso, trabalha a empatia e o acolhimento de toda a família, parte fundamental do processo de evolução/recuperação

Dois anos no mercado foram suficientes para colocar a Clínica NeuroVoz, de Jaraguá do Sul, entre as mais conceituadas do segmento em toda a região. Sob o comando do casal Marcelo Gonçalves da Silva e Sara Jacob Miguel Gonçalves, o espaço que começou oferecendo somente o serviço de fonoaudiologia hoje conta com 17 terapeutas das mais diversas especialidades e trata desde problemas simples e puramente fisiológicos até transtornos como o autismo e a síndrome de down, que exigem tratamento multidisciplinar e muito empatia. Afinal, lidar com esse tipo de diagnóstico abala toda a estrutura familiar.

A história do casal na cidade é recente, mas ambos trazem na bagagem mais de duas décadas de atuação em suas respectivas áreas. Naturais do Rio de Janeiro, tiveram uma passagem pelo Estado de Minas Gerais até se encantarem pelo município do Vale do Itapocu. “Viemos para a região a passeio e amamos. Voltamos para casa decididos a transferir o domicílio para cá”, conta Sara. O objetivo era vir em busca de qualidade de vida e de um local seguro para criar os três filhos, hoje com idades entre seis e 20 anos.

Isso tudo aconteceu em 2017, mas somente quatro anos depois, após muito estudo e planejamento, a mudança de fato aconteceu. Marcelo é psicanalista e Sara já atendia como fonoaudióloga, mas como a ideia desde o início era empreender e abrir uma clínica, ele acabou focando na parte administrativa e se dedica somente ao acolhimento e apoio às famílias que consultam pela primeira vez entre um trabalho burocrático e outro.

Sara, por sua vez, iniciou os atendimentos sozinha, mas com o tempo o casal foi ampliando a equipe e colocando em prática o projeto de transformar a Clínica NeuroVoz no espaço multidisciplinar que hoje conta com psicólogos, neuropsicólogos, terapeuta ocupacional e musicoterapeuta além da fonoaudiologia. Esta última, porém, segue sendo a porta de entrada da grande maioria dos pacientes. Apesar de atenderem pessoas de todas as faixas etárias – dos bebês aos idosos –, o maior volume de atendimento acaba mesmo sendo de crianças. “O que mais motiva o agendamento de consultas é o atraso na linguagem. Este é o primeiro sinal de alerta para os pais buscarem ajuda e, quanto antes fizerem isso, mais ganhos teremos com o tratamento”, reforça.

A partir disso, inicia toda uma investigação e um dos diferenciais da clínica é a constante troca entre os terapeutas para o acompanhamento dos casos. Eles contam que hoje há muito diagnóstico de autismo e a internet acaba ajudando ao disponibilizar informações sobre o assunto e deixar os pais mais atentos. O acesso ao tratamento, a conscientização e os avanços nos estudos também contribuíram muito para esse cenário e hoje em dia é possível conviver com o problema e conquistar uma qualidade de vida muito maior que no passado. O mesmo vale para adultos com diagnóstico tardio.

Também entram na lista de diferenciais a pontualidade e excelência da equipe, a atenção e o cuidado dispensado a cada paciente, assim como a experiência da equipe da Clínica NeuroVoz, que possui anos de atuação em suas respectivas áreas e está sempre pronta para lidar com as mais diversas situações. “Trabalhamos com um plano de tratamento e esse direcionamento e continuidade ajudam a fazer com que se sintam seguros”, salienta Sara. Além disso, tem ainda o cuidado com os adultos/familiares que são confrontados com essas situações. “A rotina de todos muda com um diagnóstico de autismo e Síndrome de Down”, salienta Sara.

“Em muitos casos, os pais precisam enfrentar uma série de deslocamentos a fim de levar os filhos para as terapias e isso gera um desgaste. Em outros, a situação obriga até mesmo uma das partes a deixar seu emprego para se dedicar exclusivamente ao filho”, explica Marcelo, que é o responsável por  acolher essas pessoas e incentivá-las também a tratar o lado psicológico e se manter fortes para contribuir da melhor forma. “Há ainda os casos de negação, então essa ajuda é muito importante para todo o processo”, diz.

Exclusividade e Planos de Expansão
A Clínica NeuroVoz oferece ainda o serviço de audiometria, um exame que avalia a capacidade auditiva de uma pessoa, ou seja, a sua habilidade de ouvir e entender sons. É um procedimento indolor e realizado por um profissional especializado, como um médico ou fonoaudiólogo, com a ajuda de um equipamento chamado audiômetro. É possível ainda fazer o Processamento Auditivo Central (PAC), que avalia como o cérebro interpreta as informações recebidas pela audição e é indicado para pessoas com dificuldades de aprendizagem, comunicação, dispersão, compreensão em ambientes ruidosos e compreensão do que leem; e o exame áudio ocupacional, realizado periodicamente por indústrias para avaliar a audição dos colaboradores.

A fotobiomodulação, também conhecida como laser terapia, é outro serviço disponibilizado no local. Trata-se de uma terapia que usa luz artificial para estimular ou inibir a atividade celular com o objetivo de obter respostas favoráveis. A técnica pode ser utilizada para tratar diversos problemas. Graças a essa variedade de serviços, o consultório tem uma ótima avaliação e procura crescente de novos pacientes.

Paralelo a esse trabalho, o casal ainda palestra nos mais diversos espaços e faz um trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade que não possuem condições de seguir com as terapias necessárias. “É feito todo um estudo e avaliação de caso e não conseguimos atender a todos, mas é importante fazer a nossa parte nesse processo”, salienta Marcelo.

Missão
Nossa missão é cuidar e apoiar nossos pacientes e seus respectivos cuidadores e responsáveis. Oferecer excelência de qualidade no âmbito da saúde, da geração do conhecimento e da responsabilidade social, como forma de evidenciar a contribuição da clínica NeuroVoz à sociedade jaraguaense.

Visão
Ser líder e inovadora na assistência à saúde da voz, mental e motora; referência no apoio aos pacientes e seus responsáveis; e reconhecida pelo comprometimento com a responsabilidade social.

Valores
Saúde, educação e justiça social, honestidade, verdade, integridade, diligência, altruísmo, autonomia, profissionalismo e trabalho em equipe norteiam as atividades e os colaboradores da Clínica NeuroVoz.

SERVIÇO
O quê: Clínica NeuroVoz.
Quando: Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20hs.
Onde: Rua Frederico Curt Alberto Vasel, 233 – Vila Nova
Informações e agendamentos: (47) 99958-5640 /
@clinicaneurovoz / www.clinicaneurovoz.com.br

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia