Ciclone e frente fria causam temporais em SC com chuva intensa de até 110 mm; veja regiões

data 2 de novembro de 2023

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai vai provocar temporais com chuva intensa em Santa Catarina entre quinta (02) e…

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai vai provocar temporais com chuva intensa em Santa Catarina entre quinta (02) e sexta-feira (03).

O risco é alto para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas, além de deslizamentos de terra.

Segundo a Defesa Civil, os temporais e a chuva se concentram no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul na quinta-feira (02), mas se espalham para as demais regiões do estado na madrugada e manhã de sexta-feira (03).

No período, são esperados acumulados de 80 a 110 mm nas áreas em laranja e de 50 a 90 mm nas áreas em amarelo, com pontuais podendo ficar acima dos valores previstos em todas as regiões.

Chance de deslizamentos
A diminuição das chuvas nos últimos dias auxiliou para o escoamento da água no solo, contudo, com o acumulado de precipitação ocorrida no mês de Outubro às condições geológicas apresentam-se ainda frágeis para condições de deslizamentos e fluxo de detritos. O risco é muito alto para movimentações de terra nas regiões em vermelho e alto para as regiões em laranja entre a quinta-feira (02) e o sábado (04).

A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos avisos meteorológicos e aos sinais de alerta, como trincas nas paredes, inclinação de postes ou árvores, rachaduras no solo ou ruídos estranhos. Em caso de emergência, deve-se acionar os órgãos competentes pelo telefone 199 ou pelo aplicativo AlertaSC.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia