Cervejaria Maestro celebra uma década de produção

data 23 de julho de 2024
autor

Crédito: Hermann Image

Empresa viu seu crescimento explodir em um mercado ávido por novidades e investe constantemente em inovações em processos, produtos e embalagens para encantar o público cervejeiro e atender uma demanda de eventos cada vez maior em toda a região.

O ano de 2024 é especial para a Cervejaria Maestro, pois marca os 10 anos de funcionamento da empresa que começou como tantas outras, produzindo a bebida feita à base de água, malte, lúpulo e levedura em pequenas panelas no fundo do quintal. O processo artesanal teve origem pelas mãos dos cervejeiros e fundadores da empresa, Fábio Stein e Sidnei Ramthum, por volta de 2012, mas a formalização do hobby como um negócio só ocorreu no dia cinco de outubro de 2014. De lá para cá, muito investimento em estudo e equipamentos foi feito, mas conhecendo um pouco mais da história da Maestro fica fácil imaginar que o sucesso seria certeiro.
Fábio é sobrinho-neto  de Rupprecht Loeffler, natural de Corupá e conhecido por ser o patrono da cerveja no Brasil. Era dele a Cervejaria Canoinhense e foi em sua homenagem que ocorreu a instituição do Dia da Cerveja Brasileira, comemorado em cinco de junho, data de nascimento do patrono. Produzir a bebida era quase uma questão cultural, uma tradição, e os fundadores viram nisso uma oportunidade, buscando, além de maneiras de aprimorar a bebida, servida inicialmente somente para parentes e amigos em um negócio que fosse rentável, o que incluiu formações no Sebrae e Empretec à época para levar a ideia adiante.
Todos esses detalhes são contados por Julio Cesar Silva, que entrou para a sociedade no ano de 2019 e ao lado de outros quatro parceiros de negócio acompanhou de perto o boom que a cervejaria viveu nos últimos anos. Dos fundadores, restou apenas Sidnei, mas hoje a equipe de sócios conta com o reforço de Mario Kuester, Evair Hellmann e, mais recentemente, de Juliane Oldenburg. Graças aos esforços desse time, a nova fábrica instalada no bairro Rio da Luz e que aumentou a capacidade de produção em surpreendentes 500% há dois anos já está pequena, com um projeto de expansão entrando em operação nos próximos meses.
Hoje a Cervejaria Maestro conta com sete rótulos na linha de cervejas, entre elas o estilo Pilsen – da família das Lager, o mais tomado em todo o mundo –, IPA, Stout, Cataharina Sour e Weiss. No entanto, o que diferencia a empresa das demais é o fato de ter uma equipe que está sempre inovando, seja em estilos, cuja edição é limitada, ou nas sazonais. No último Natal, uma cerveja com lembranças das bolachinhas de melado da vovó fez bastante sucesso. 
“Tem ainda as cervejas sazonais, que utilizam as frutas da estação, e aquelas mais robustas e com teor alcoólico elevado para serem degustadas com prazer mesmo nos dias mais frios”, ressalta Julio.
Recentemente, a Maestro trouxe como novidade a cerveja de vinho branco e as bebidas sem álcool  e sem glúten, atendendo a uma gama de público cada vez maior. A Maestro também foi pioneira ao lançar as cervejas em garrafas e hoje comercializa seu produto em grandes redes, pequenos mercados, bares e restaurantes em diferentes formatos, como os petgrowlers de um litro e 1,5 litro, garrafas de 500 mililitros e 600 mililitros e long necks, inicialmente somente de plástico, por conta da proibição de entrada de vidro em alguns eventos, mas também nesse material muito em breve, no intuito de sempre ampliar mercados.
Hoje a Cervejaria Maestro conta com capacidade de produção de 30 mil litros/mês e possui equipamentos de diferentes tamanhos, o que permite trabalhar sabores especiais e trazer novidades para a fábrica a cada três meses. “Também trabalhamos com a produção cigana, desenvolvendo rótulos para outras cervejarias em nossa fábrica. Isso é possível pelo fato de possuirmos tanques capazes de produzir desde 200 litros de uma mesma bebida até seis mil litros. Uma autonomia que muitas empresas não têm, mas encontram aqui”, destaca.
O cuidado com os rótulos é outro ponto que chama a atenção, inovando ao misturar animais e instrumentos musicais que fazem referência à origem dos estilos de cerveja. A ideia é também uma homenagem ao avô de Fábio – que era conhecido como Maestro Stein em virtude do seu trabalho como luthier – e à cidade, que passava a ser reconhecida nacionalmente pelo seu festival de música, o Femusc.

Parceria em grandes eventos
Nos últimos anos, especialmente a partir de 2022, com a mudança da fábrica para o Rio da Luz, anexa ao Belo Vale, a Cervejaria Maestro reforçou sua participação em eventos, inclusive promovendo os próprios encontros regados a muita cerveja, evidentemente. Para outubro, um momento especial vem sendo programado para marcar o aniversário, mas o ano inteiro será de celebrações. Também participa de eventos de parceiros como o Belo Churras. Agendado para dia 28 de setembro, terá como atração principal a dupla Israel e Rodolffo, inéditoa na região e com ingressos já à venda.
Fora isso, a participação na Schützenfest vem ocorrendo há anos, assim como em festas de sociedades, festivais de cerveja, entre inúmeras outras parcerias por toda a região. “Estamos estruturando melhor essa parte e com certeza vêm novidades por aí”, salienta Julio.

Conheça as cervejas premiadas
Maestro Dueto – Medalha de Prata – A primeira cerveja premiada, em 2021 na Brasil BeerCup. Trata-se de uma cerveja da escola inglesa, a Barley Wine, maturada em amburana e castanheira – madeiras de reflorestamento – de origem amazônica. No seu rótulo, a representatividade do spalla, o primeiro violino de uma orquestra, com as asas de uma arara.
Maestro Gose e Maestro Stout – Medalha de Ouro no CBC 2022, o maior concurso de cervejas artesanais independentes do mundo.
A Cerveja Gose é da Escola Alemã. Trata-se de uma cerveja acidificada com adição de sal, coentro, raspas de limão siciliano e laranja bahia. A origem dessa cerveja na Alemanha é da região do Rio Gose, um rio de água salobra. É uma cerveja muito apreciada com frutos do mar, principalmente polvo e mariscos. Por essa razão, o rótulo destaca um instrumento local muito utilizado, o tambor, e um polvo.
Por sua vez, a Maestro Stout é uma cerveja escura e encorpada. No seu rótulo, um bisão e o violoncelo representando uma cerveja de sabor e aromas acentuados que lembram o café e o torrado.
Já a cerveja Bolacha de Natal é no estilo Spice Herbs e ganhou medalha de prata no CBC 2023 concorrendo com as melhores. É uma cerveja que incorpora várias especiarias, levando a experiência sensorial de sabores e odores da lembrança de bolachas típicas do Natal feitas de melado. Ideal para dias frios.

Serviço
Cervejaria Maestro
Rua Eurico Duwe, 6.670 – Rio da Luz.
(47) 3054-4480.
Disk Chopp: (47) 99706-7355.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia