O Centro de Atendimento Dengue completa nesta semana dois meses de reativação. O movimento de pacientes no local vem aumentando, mas segundo a Secretaria Municipal de Saúde ainda é uma demanda relativamente tranquila. O fluxo também segue rápido desde a entrada no centro, triagem, atendimento médico e encaminhamento para hidratação, quando necessário. Os pacientes não estão esperando muito tempo em fila.
De 20 de dezembro de 2024 até agora foram feitos 4.114 atendimentos no Centro Dengue, com 7.413 procedimentos, 605 hidratações e 39 transferências para o hospital. Caso seja necessário, estão disponíveis no local 20 cadeiras para hidratação intravenosa. Em torno de 30 pessoas atendem no local, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, recepção e pessoal de laboratório.
O Centro de Atendimento Dengue é exclusivo para pacientes com sintomas que podem indicar a doença, tais como: febre alta (39°C ou mais) de início súbito; dor de cabeça intensa; dor atrás dos olhos; dores musculares e nas articulações; náuseas e vômitos; manchas vermelhas pelo corpo; e cansaço extremo. Pacientes com sintomas respiratórios – tosse, coriza, dor de garganta – devem procurar uma Unidade Básica de Saúde. O atendimento no local é diário, das sete às 19 horas, sem fechar para o almoço. No entanto, para garantir o atendimento, os pacientes devem chegar até as 17 horas.
Como é feito o atendimento no Centro Dengue
Chegando ao local, a pessoa pega uma senha e aguarda ser chamada na recepção. Após isso, vai para o espaço de triagem, onde espera o primeiro atendimento. Lá ocorre a verificação dos sinais vitais e preenchimento do prontuário inicial do paciente pelo profissional de enfermagem. Na sequência, o paciente é encaminhado para atendimento médico, se necessário. Após passar pelo profissional, caso seja necessário, o paciente vai para a hidratação ou é encaminhado ao hospital em situações mais graves.
Centro de Atendimento Dengue
Endereço: Rua Pe. Alberto Romuald Jakobs, 455 – Vila Lenzi (antigas instalações do Supermercado Lenzi).
Horário: Atendimento todos os dias, das sete às 19 horas, sem fechar para o almoço.
Importante: pacientes devem chegar até as 17 horas para garantir o atendimento.