Uma tarde recheada com delícias da cozinha local e muitas histórias contadas na mesa do café. Foi nesse clima de descontração e emoção que ocorreu na sexta-feira a primeira edição do “Festival Gastronômico de Pratos Natalinos”, promovido pela prefeitura de Jaraguá do Sul por meio do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Preparados por idosos que frequentam as muitas atividades do Centro de Convivência, os pratos precisavam ter alguma relação com o Natal. Também era preciso contar as circunstâncias que levaram a decisão do participante por aquele preparo e, por conta disso, vinham à tona muitas lembranças. Algumas engraçadas, outras tristes, mas todas igualmente emocionantes, pois ajudam a contar um pouco da trajetória de vida daquelas pessoas.
O empresário paulista, Alexandre Caputto, que é dono de um restaurante de comida italiana, disse ter vivido uma grande experiência. Ele elogiou a iniciativa e agradeceu aos participantes por lhe proporcionarem tal vivência. ”É surpreendente ver que essa geração que nos ensinou a cozinhar continua fazendo isso. Não é uma tarefa fácil e ainda se sujeitarem a serem testadas, elas (as participantes) são demais”, resumiu.
A também paulista, Juliana Nardelli, que além de estilista é especialista em gastronomia, disse que foi para o evento com uma expectativa alta e saiu satisfeita com o que viu, ouviu e provou. “Elas trazem a experiência pois já fazem isso há muito tempo. Vou repetir muitas dessas receitas que fotografei. Saio daqui inspirada”, resumiu.
Já o secretário de assistência social e habitação, Terres da Silva avalia como sendo um momento diferente e surpreendente, que demonstrou que os idosos amam cozinhar e compartilhar o que aprenderam com os antepassados. “Sem dúvida um evento que terá continuidade”, afirmou.
Noticias relacionadas
Os pratos vencedores foram:
Salgados
1º – Pastelão de Coelho – Gertrudez Milbratz
Prêmio: dois Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale.
2º – Arroz à Grega – Alma Dalmann
Prêmio: um Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale.
3º – Couve-flor Recheada – Bernardete Belleganti
Prêmio: café colonial na Casa Rux.
Doces
1º – Torta Fria – Marlize Manske
Prêmio: dois Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale
2º – Torta de Requeijão – Lira Delai Bettoni
Prêmio: um Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale.
3º – Bolo de Queijo – Anita Schwarz
Prêmio: café colonial na Casa Rux.
Concorreram 12 pratos entre doces e salgados e todos os participantes receberam um kit com produtos da Moinho Jaraguá e brinde da empresa Brasil Sul Embalagens Ltda.