Centro de Convivência promove Festival Gastronômico de Pratos Natalinos

data 11 de dezembro de 2023

Evento premiou as melhores delícias da culinária que estão nas famílias há várias gerações.

Uma tarde recheada com delícias da cozinha local e muitas histórias contadas na mesa do café. Foi nesse clima de descontração e emoção que ocorreu na sexta-feira a primeira edição do “Festival Gastronômico de Pratos Natalinos”, promovido pela prefeitura de Jaraguá do Sul por meio do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Preparados por idosos que frequentam as muitas atividades do Centro de Convivência, os pratos precisavam ter alguma relação com o Natal. Também era preciso contar as circunstâncias que levaram a decisão do participante por aquele preparo e, por conta disso, vinham à tona muitas lembranças. Algumas engraçadas, outras tristes, mas todas igualmente emocionantes, pois ajudam a contar um pouco da trajetória de vida daquelas pessoas.
O empresário paulista, Alexandre Caputto, que é dono de um restaurante de comida italiana, disse ter vivido uma grande experiência. Ele elogiou a iniciativa e agradeceu aos participantes por lhe proporcionarem tal vivência. ”É surpreendente ver que essa geração que nos ensinou a cozinhar continua fazendo isso. Não é uma tarefa fácil e ainda se sujeitarem a serem testadas, elas (as participantes) são demais”, resumiu.
A também paulista, Juliana Nardelli, que além de estilista é especialista em gastronomia, disse que foi para o evento com uma expectativa alta e saiu satisfeita com o que viu, ouviu e provou. “Elas trazem a experiência pois já fazem isso há muito tempo. Vou repetir muitas dessas receitas que fotografei. Saio daqui inspirada”, resumiu.
Já o secretário de assistência social e habitação, Terres da Silva avalia como sendo um momento diferente e surpreendente, que demonstrou que os idosos amam cozinhar e compartilhar o que aprenderam com os antepassados. “Sem dúvida um evento que terá continuidade”, afirmou.

Os pratos vencedores foram:
Salgados
1º – Pastelão de Coelho – Gertrudez Milbratz
Prêmio: dois Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale.

2º – Arroz à Grega – Alma Dalmann

Prêmio: um Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale.

3º – Couve-flor Recheada – Bernardete Belleganti
Prêmio: café colonial na Casa Rux.

Doces
1º – Torta Fria – Marlize Manske
Prêmio: dois Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale

2º – Torta de Requeijão – Lira Delai Bettoni
Prêmio: um Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale.

3º – Bolo de Queijo – Anita Schwarz
Prêmio: café colonial na Casa Rux.

Concorreram 12 pratos entre doces e salgados e todos os participantes receberam um kit com produtos da Moinho Jaraguá e brinde da empresa Brasil Sul Embalagens Ltda.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia