Centro de Convivência da Terceira Idade recebe ciclo de capacitações

data 11 de outubro de 2024

Coordenadores e voluntários participaram de rodas de conversa sobre temas que influenciam diretamente no dia a dia das pessoas com 60+.

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, da Secretaria de Assistência Social e Habitação, concluiu nesta semana a capacitação de 33 coordenadores de grupos de terceira idade. Os temas foram escolhidos pelos voluntários. O médico geriatra, Dr. Rangel Osselame palestrou sobre Alzheimer e seus sintomas, implicações e cuidados. Já os representantes das polícias Civil e Militar alertaram para os golpes e fraudes mais comuns, como identificar, se proteger e denunciar.
Durante o mês de outubro também houve capacitações de 270 voluntários, que aprenderam através de dinâmicas desenvolvidas pelo psicopedagogo do Sesi de Jaraguá do Sul, Enerson Torres, a respeito de temas como empatia, socialização e o “olhar” para o próximo. Já as 41 coordenadoras dos Clubes de Mães escolheram o tema primeiros socorros, que foi apresentado por profissionais dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul.
Para a coordenadora do Centro de Convivência, Hildegard Boshammer é importante o processo de capacitação e atualização de informações entre coordenadores e voluntários. “O que se quer é melhorar o atendimento aos idosos, compreendendo suas necessidades e particularidades, pois se trata de um público diferenciado”, disse.
Durante o próximo mês de novembro haverá outras capacitações.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia