O Centro de Atendimento Dengue, localizado no Estande de Tiro Olímpico, no Parque Municipal de Eventos, segue com movimento intenso de pacientes. Na manhã desta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde atualizou os números de atendimentos desde o dia nove de abril (quando iniciaram os trabalhos no local), até ontem.
Confira os dados
Total de 9 a 28/04
12.071 atendimentos;
1.680 hidratações;
93 transferências;
Total de litros de soro: em média 5.822 litros de soro (seguindo protocolo DIVE de 2 a 4 ml/kg/h).
Dados do dia 27/04:
619 atendimentos;
96 coletas do laboratório;
95 hidratações;
1.325 procedimentos;
1 transferência.
Dados do dia 28/04:
620 atendimentos;
119 coletas de laboratório;
84 hidratações;
1.290 procedimentos;
8 transferências.
Estrutura
Cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros profissionais atendem diariamente das sete às 22 horas. Importante destacar que para receber atendimento no mesmo dia a pessoa precisa dar entrada no máximo até as 19 horas. O acesso dever ser feito exclusivamente pela Rua José Fachini, que leva aos fundos do Parque de Eventos.
Somente atendimentos de casos de dengue ou suspeitos da doença
A orientação é para que só procure a central a pessoa que tiver com os sintomas mais graves, como forte dor de cabeça, vômito, dor abdominal, sangramento, entre outros sintomas mais agudos. Os demais casos devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, “que também estão preparadas para fazer os atendimentos e encaminhamentos necessários”, informa a diretora de saúde primária, Amanda Melo. Sintomas gripais também não serão atendidos na central. Estes pacientes devem procurar uma UBS.