A implantação de uma central de videomonitoramento em Jaraguá do Sul foi discutida na Palavra Livre da última sessão na Câmara de Jaraguá do Sul. O vereador Almeida (MDB) agradeceu as emendas parlamentares para a instalação dos equipamentos em Jaraguá do Sul.
“Quero aproveitar também (…) para parabenizar o deputado estadual Antídio Lunelli, parabenizar por ter atendido uma demanda do meu gabinete, do gabinete da vereadora Natália, do gabinete do vereador Gadotti”, referindo-se ao pedido realizado para o Legislativo catarinense. Almeida explicou que essa nova central seria ao lado do 12º Comando Regional da Polícia Militar, na antiga localidade da Câmara Municipal.
Ele também explicou a destinação do valor. “Este valor (…) é para reformar e colocar todos os instrumentos necessários dentro daquela edificação e, consequentemente, oportunizar esse trabalho, (…) auxiliar as forças de segurança locais”, complementou.
De acordo com o parlamentar, o prédio poderia contar também com outros serviços, como sala da mulher, sala da infância, assistência social, projetos sociais, sala multiuso, sala de apoio psicológico, etc., assim como cursos de reciclagem de trânsito e demais serviços de capacitação.
“Hoje, nós temos câmeras de segurança em Jaraguá do Sul, de monitoramento. Mas nós não temos pessoas monitorando, só monitorando no sentido de pós cometimento de um crime, para resgatar as gravações”, afirmou Almeida. Ele também garantiu que a nova central contaria com um corpo técnico específico para acompanhar o monitoramento da cidade 24 horas por dia, com equipamentos que realizam reconhecimento fácil.
Ao final da fala, o vereador também agradeceu ao prefeito Jair Franzner; à coronel Arlene Souza Villela, do 12º Comando Regional de Polícia Militar de Jaraguá do Sul; e ao tenente-coronel João Carlos Benassi Borges Kuze, comandante do 14º Batalhão da PM de Santa Catarina.