Um homem russo morreu após ser atacado por um tubarão em um dos resorts egípcios no Mar Vermelho, disseram autoridades egípcias e russas.
Noticias relacionadas
O Ministério do Meio Ambiente do Egito disse que o homem foi morto na quinta-feira após ser atacado por um tubarão-tigre nas águas perto da cidade de Hurghada. As autoridades fecharam um trecho de 74 quilômetros da costa, anunciando que permaneceria fora dos limites até domingo.
O ministério disse mais tarde que havia capturado o tubarão e o estava examinando em um laboratório para tentar determinar as razões do raro ataque.
O consulado russo em Hurghada identificou o homem como um cidadão russo, mas não deu seu nome. A agência de notícias estatal russa Tass disse que a pessoa morta era um russo nascido em 1999 que vivia no Egito em tempo integral e não era turista.
Um vídeo que circula online, supostamente do ataque, mostra um homem se debatendo na água antes de ser repetidamente atacado por um tubarão circulando ao seu redor e sendo arrastado para baixo. Assista:
Um mergulhador que chegou ao local logo após o ataque disse que as pessoas correram para ajudar a vítima depois que um salva-vidas de um hotel próximo deu o alarme, mas não conseguiram alcançá-lo a tempo.
Em um comunicado publicado em seu canal oficial no aplicativo de mensagens Telegram, o consulado pediu aos turistas russos que fiquem atentos quando estiverem na água e cumpram rigorosamente as proibições de natação impostas pelas autoridades locais.
Ataques de tubarão são raros nas regiões costeiras do Mar Vermelho. Em 2022, no entanto, duas mulheres – uma austríaca e uma romena – foram mortas com poucos dias de diferença em ataques de tubarão em Hurghada.
Os resorts do Mar Vermelho no Egito, incluindo Hurghada e Sharm el-Sheikh, possuem alguns dos destinos de praia mais renomados do país e são populares entre os turistas europeus. Os mergulhadores são atraídos pelos declives acentuados dos recifes de coral perto da costa, que oferecem uma rica e colorida vida marinha.
Nos últimos anos, o Egito procurou reviver o setor vital do turismo, prejudicado por anos de instabilidade política, a pandemia de coronavírus e a guerra na Ucrânia.
Os tubarões-tigre são espécies grandes que residem em águas tropicais e temperadas. Eles estão entre os tubarões mais citados pelo Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões por ataques não provocados a humanos.
